Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Melasma: especialista revela que clima ameno e a menor exposição solar no inverno favorecem tratamentos; veja como cuidar da pele

Especialista explica causas da condição, alternativas naturais e como cuidar da pele e evitar o agravamento das manchas

24 jun 2025 - 22h34
Compartilhar
Exibir comentários
Melasma: especialista revela que clima ameno e a menor exposição solar no inverno favorecem tratamentos; veja como cuidar da pele.
Melasma: especialista revela que clima ameno e a menor exposição solar no inverno favorecem tratamentos; veja como cuidar da pele.
Foto: Shutterstock / Purepeople

A chegada do inverno marca uma janela estratégica para quem convive com o melasma, condição caracterizada por manchas escuras na pele, principalmente no rosto. O clima mais ameno e a menor exposição solar favorecem o início de tratamentos com menor risco de agravamento das manchas, o que costuma ocorrer nos períodos mais quentes.

A esteticista e dermaticista Patrícia Elias, referência no tratamento de melasma, explica que a condição é desencadeada por diversos fatores, como alterações hormonais, uso de anticoncepcionais, exposição em excesso ao calor (incluindo o de eletrodomésticos como secador e forno), estresse excessivo pois aumenta a produção de cortisol gerando inflação no organismo e medicamentos que afetam o fígado.

"O melasma se manifesta como áreas de hiperpigmentação com bordas bem definidas e irregulares. Costuma surgir nas regiões mais expostas ao sol, como testa, bochechas, queixo, nariz e buço", afirma Patrícia.

A especialista enfatiza que embora os tratamentos convencionais incluam ativos despigmentantes como a hidroquinona, conhecida por inibir a produção de melanina, seu uso contínuo pode causar efeito rebote, levando ao retorno ainda mais intenso das manchas quando a pele é novamente exposta à radiação solar. 

E é justamente o excesso de sol um dos principais vilões e, ao mesmo tempo, aliados no processo de recuperação da pele. Em entrevista recente, a modelo Isabella Fiorentino, 48 anos, surpreendeu ao afirmar que trata seu melasma com sol, ativos naturais e q...

Veja mais

Matérias relacionadas

Protetor solar em dias nublados? Dermatologista revela que interromper o hábito no inverno pode sabotar sua pele no frio

Cuidados com a pele no Verão: 3 dicas que vão mudar a sua rotina de cuidado

Cuide da sua Pele: como escolher o hidratante certo para o seu tipo de pele?

Qual é o segredo da pele de Fernanda Torres? Vencedora do Globo de Ouro revela cuidados e dá dica MEGA inusitada: 'Implante de...'

Como escolher protetor solar para pele sensível? Veja 3 dicas que vão te ajudar na escolha da opção certa

Purepeople
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade