Charme na decoração: aprenda a fazer luminárias de garrafa

Além de iluminar, peças ajudam a criar clima aconchegante no ambiente

27 dez 2017
08h00

Luminárias podem dar todo um charme para os ambientes da casa. Além de iluminar, são um coringa na hora de decorar salas, quartos e outras peças. Mas você já pensou em montar sua própria luminária? É uma maneira de criar uma peça decorativa com o seu estilo e a personalidade da sua casa!

Luminária de garrafa feita em casa fica divertida e funcional
Luminária de garrafa feita em casa fica divertida e funcional
Foto: Shutterstock

Uma boa pedida é guardar garrafas de bebidas que você goste e que sejam legais esteticamente. Depois, é só colocar a mão na massa! E é mais simples do que parece. Confira no passo a passo os materiais necessários e como fazer:

Material
- Garrafa;
- Fio;
- Soquete ou luzinhas pisca-pisca;
- Tomada;
- Alicate de corte;
- Chave de fenda;
- Pistola de cola quente.

Passo a passo
1 – Faça um furo na lateral da garrafa, perto da base; se não quiser fazer você mesmo, peça a um vidraceiro de sua confiança;
2 – Com o alicate de corte, tire o plástico envolto nas pontas do fio, com tamanho suficiente para fazer as conexões necessárias;
3 – Feito isso, passe o fio por esse buraco até a boca da garrafa;
4 – Na extremidade de baixo, instale a tomada com ajuda da chave de fenda. Na parte da boca, instale o soquete;
5 – Use a cola quente para fixar o soquete na boca da garrafa. Escolha um soquete que vem com interruptor;
6 – Pronto, agora basta colocar uma lâmpada e usar a sua nova luminária feita em casa!

Onde colocar sua luminária
Colocar sua luminária em uma estante ou em nichos próximos à parede é uma ótima opção para causar um efeito diferente no espaço. Elas podem ser direcionadas para algum objeto que se queira ressaltar, como livros, um quadro ou outras peças decorativas. Também ajuda a criar um clima aconchegante. Em uma sala de TV, por exemplo, funcionam como uma iluminação discreta com as luzes apagadas, para assistir a filmes ou seriados.

Posicioná-las no chão também é uma boa alternativa de instalação para os cantos da casa. Pode ser na sala, no quarto, em um escritório, ou até no banheiro. Elas ocupam pouco espaço e podem ser direcionadas para aquilo que interessa ser iluminado. Para o quarto, servem de abajur do criado mudo, criando uma atmosfera mais intimista.

Fonte: CA
publicidade