Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais um tipo azeite de oliva é proibido pela Anvisa; veja 5 dicas para saber se é de qualidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Agricultura já vetaram 21 marcas desde o início deste ano de 2025. Aqui, apresentamos as diferenças entre os azeites e como escolher um produto de qualidade

16 set 2025 - 13h49
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado de azeite de oliva no Brasil tem estado sob intensa vigilância recentemente, com a proibição de algumas marcas consideradas irregulares. Nesta terça-feira (16) a marca Los Nobles teve a comercialização impedida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A proibição foi publicada no Diário Oficial da União.

Como identificar um bom azeite de oliva? veja dicas
Como identificar um bom azeite de oliva? veja dicas
Foto: Canva / Bons Fluidos

Na internet, o produto é apresentado como argentino. No entanto, segundo a Anvisa, é considerado clandestino, já que não teria aprovação da Anmat (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia da Argentina).

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável pela classificação e cadastro de empresas produtoras de óleos vegetais, recomenda algumas práticas para evitar a aquisição de azeites que não são confiáveis. Entre essas medidas, destaca-se a verificação dos rótulos dos produtos quanto à presença do Selo de Garantia e procedência. Além disso, é importante dar preferência para marcas reconhecidas e adquiri-lo em estabelecimentos de confiança.

O azeite é uma gordura saudável obtido a partir da azeitona. É rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como ômega 3, ômega 6 e ômega 9, que possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras.

5 dicas para escolher um bom azeite de oliva

Trata-se de uma gordura saudável obtida a partir da azeitona. É rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como ômega 3, ômega 6 e ômega 9, que possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras.

Algumas dicas são válidas na hora de escolher que azeite vai levar à mesa. A primeira delas é bem simples: verifique se tem "sobrenome": se não aparecer "virgem", "extra" ou "extra-virgem" no rótulo, provavelmente não será de boa qualidade. Vale também procurar na embalagem se a data em que as azeitonas foram colhidas está ou não presente.

Segundo especialistas, escolha aquele cuja data seja mais recente. Outra recomendação é escolher aqueles que estão mais no fundo da prateleira, longe da iluminação e calor. A luz e o calor podem oxidar as gorduras e fazer com que o produto perca suas qualidades nutricionais. Por fim, com este mesmo raciocínio, vale escolher as embalagens de vidro escura, para evitar contato da iluminação do local com o óleo. O extra-virgem é a categoria mais alta, o que lhe custará um pouco mais - mas vale à pena.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade