Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Juan Leal, especialista em cabelos: 'Os produtos que aplicamos no cabelo vão se acumulando na fibra e, com a exposição ao sol e a falta de cuidados, causam um dano que a agride gradualmente'

A lavagem do cabelo é um dos cuidados mais importantes para manter o couro cabeludo saudável

9 set 2026 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O especialista Juan Leal alerta que hábitos diários invisíveis, especialmente a fricção mecânica, estão entre os maiores causadores de danos capilares. Esfregar a toalha nos fios, desembaraçar com força, prender penteados com muita tensão e o atrito com tecidos desgastam a cutícula, provocando quebra e perda de nutrientes. O acúmulo desses danos físicos, somado a produtos, sol e calor excessivo de ferramentas térmicas, altera a estrutura interna do cabelo devido à chamada memória capilar.
Juan Leal, especialista em cabelos: 'Os produtos que aplicamos no cabelo vão se acumulando na fibra e, com a exposição ao sol e a falta de cuidados, causam um dano que a agride gradualmente'.
Juan Leal, especialista em cabelos: 'Os produtos que aplicamos no cabelo vão se acumulando na fibra e, com a exposição ao sol e a falta de cuidados, causam um dano que a agride gradualmente'.
Foto: Divulgação, Paramount Pictures / Purepeople

Quando falamos sobre cuidar dos cabelos, quase sempre pensamos em manter uma boa hidratação ou não abusar das ferramentas de calor. E, embora esses cuidados sejam essenciais, muitas vezes nos esquecemos de que existem certos hábitos diários que vão deteriorando o cabelo sem que a gente perceba. 

Segundo explica o cabeleireiro Juan Leal, diretor de educação da Pierino Cosmetics: "Muitas pessoas se concentram nos danos visíveis, mas o problema está no que fazemos no dia a dia sem perceber. A fricção é um dos fatores mais agressivos para a fibra capilar e um dos mais ignorados".

Com certeza você já ouviu falar muitas vezes que não se deve esfregar o cabelo com a toalha, pois esse é justamente um dos piores hábitos cotidianos. 

Mas não é o único: desembaraçar o cabelo sem cuidado, fazer penteados com muita tensão — como os famosos coques "clean look" — ou o simples atrito dos fios com os tecidos também "vão desgastando a cutícula, fazendo com que ela perca a capacidade de reter nutrientes e tornando o cabelo vulnerável à quebra", conta Leal.

Mesmo morto, o cabelo tem memória

O especialista faz questão de destacar esse aspecto tão pouco conhecido dos fios. Quando Juan fala em memória capilar, ele se refere ao fato de o cabelo ir acumulando danos físicos e químicos.

"O cabelo tem uma estrutura interna sustentada por pontes de hidrogênio e de enxofre. O calor excessivo e as ferramentas de modelagem, como a chapinha, vão alterando essas pontes com o tempo." Isso é o que se conhece como mem...

Veja mais

Matérias relacionadas

Elliott Pritchard, especialista em cabelos, tem a melhor dica se você quiser deixar o cabelo crescer: 'O melhor é pensar na direção que você quer que seu cabelo siga'

José Carlos Moreno, professor de Dermatologia: 'O shampoo não causa queda de cabelo. É possível lavar o cabelo diariamente, usando o shampoo adequado. O cabelo que cai durante a lavagem também cairia ao ser penteado'

Conchi Arias, especialista em cabelos cacheados: 'Para evitar o frizz, depois do condicionador ou do leave-in, gosto de selar a fibra com algumas gotas de óleo seco ou um produto leve'

Katrina Riera, especialista em cabelos na Espanha: 'Massagear o couro cabeludo por um minuto com os dedos ao aplicar o shampoo com uma intensidade suave ou média, ajuda a melhorar o crescimento do cabelo'

Moncho Moreno, cabeleireiro: 'Secar sempre o cabelo para baixo, fazer a risca sempre no mesmo lugar ou aplicar produtos pesados na raiz tiram volume do cabelo'

Purepeople
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra