Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gordura abdominal: médica dá dicas para emagrecer com saúde

Para a especialista Manoela Souza, o segredo para o emagrecimento seguro está no prato, principalmente na ingestão de alimentos anti-inflamatórios; entenda

17 dez 2025 - 16h40
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está no processo de perda de peso, provavelmente se depara diariamente com dicas milagrosas que prometem resultados em poucas semanas. O problema é que, em muitos casos, esses métodos apresentam riscos elevados e podem acarretar problemas de saúde. Em entrevista à 'Caras Brasil', a médica Manoela Souza ressalta, no entanto, que existem formas de emagrecer de maneira segura, sem comprometer o organismo.

Para a especialista Manoela Souza, o segredo para emagrecer está no prato, principalmente na ingestão de alimentos anti
Para a especialista Manoela Souza, o segredo para emagrecer está no prato, principalmente na ingestão de alimentos anti
Foto: inflamatórios - Canva/charliepix / Bons Fluidos

"Acreditar que é possível é a grande fagulha para dar o primeiro passo e, a partir daí, ir se cuidando. É um efeito em cascata", afirmou.

Dicas para emagrecer com saúde

De acordo com Souza, após encontrar motivação para mudar de vida, o processo mais benéfico se inicia com visitas a um profissional e a realização de exames. Dessa forma, especialmente no caso de pessoas com obesidade, o especialista poderá recomendar o tratamento mais indicado para melhorar o metabolismo e preparar o corpo para o emagrecimento.

Em seguida, é necessário consultar um nutricionista e aderir a um novo cardápio focado na redução de processos inflamatórios. Isso porque, conforme explica a médica, a inflamação causada pelo acúmulo de gordura abdominal é responsável por desencadear e agravar doenças físicas e mentais. Além disso, ela aumenta o desejo por alimentos gordurosos e ricos em açúcar, estimulando o ganho de peso.

A orientação, então, é diminuir o consumo de comidas prejudiciais, como doces, refrigerantes e ultraprocessados, e apostar em uma dieta baseada em frutas, vegetais e proteínas. Ademais, a especialista ressalta que, para emagrecer, a alimentação é ainda mais importante do que os exercícios, que não são obrigatórios para todas as pessoas. Entretanto, as atividades físicas são cruciais para substituir a gordura por massa muscular, e alinhar o prato aos treinos ajuda a mantê-la.

"O músculo produz substâncias anti-inflamatórias e acelera o metabolismo. Ele é um órgão promotor de saúde. Mas é preciso fornecer matéria-prima para manter a massa muscular e, se possível, gerar um pouco mais de músculo. Por isso, a meta diária de proteína é obrigatória", reforçou.

Persista após atingir os resultados

Manoela Souza também aconselha manter os novos hábitos mesmo após alcançar o peso desejado, pois a falta de manutenção pode causar efeito rebote. Por outro lado, seguir práticas saudáveis possibilita que o cérebro compreenda as mudanças corporais e se adapte a elas, favorecendo o bem-estar emocional e reduzindo compulsões.

Com isso, o organismo passa a funcionar melhor, sem inflamações. "Em duas ou três semanas, os pacientes relatam melhora do sono, redução da apneia, mais vitalidade e energia ao longo do dia. Assim, há uma melhora do metabolismo, e os benefícios à saúde começam a se tornar evidentes", explicou.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade