Filhas: motivo de orgulho e inspiração
Reza o senso comum que filha mulher se dá melhor com o pai. Mesmo sem qualquer comprovação científica, essa pérola da sapiência popular encontra respaldo em alguns comportamentos, especialmente no exposto mundo dos famosos. Corujas assumidos, Jairzinho (pai da Isabela), Nando Reis (pai da Sophia) e César Barbosa (pai da ginasta Jade) são exemplos de homens que procuram não economizar quando o assunto é o amor que têm por suas filhas.
No último mês de maio, por exemplo, Jairzinho e Nando Reis, ambos compositores e intérpretes de sucesso na MPB, homenagearam suas filhas com o que eles têm de melhor: a música. Jairzinho lançou o livro-CD Grandes Pequeninos, com canções inspiradas em Isabela, de quase dois anos, filha do músico com a atriz Tânia Khalill, a Duda da novela Caminho das Índias. Filho do cantor Jair Rodrigues, Jairzinho afirma que o projeto é fruto de situações vivenciadas por ele nos primeiros meses de vida da filha, enquanto ela mamava ou tomava banho, por exemplo.
Já a homenagem de Nando Reis para a filha veio um pouco mais tarde. Aos 20 anos, Sophia, que é VJ da MTV, ganhou de presente do pai a música "Só pra So", umas das 12 composições de Drês, o novo álbum do cantor. Nando já havia se inspirado em outros dois de seus cinco filhos, o Sebastião e a Zoe, para compor faixas em discos anteriores.
Tão forte quanto a inspiração que Isabela e Sophia trazem para Jairzinho e Nando Reis é o orgulho que César Rodrigues Barbosa sente por sua filha: a ginasta Jade, 18 anos recém completados. Viúvo há quase uma década, ele encarou com grandeza o papel duplo de pai e mãe da Jade e do irmão dela, o Pedro, cinco anos mais novo. A imagem de César abraçado à filha, tanto nas vitórias quanto nos momentos de decepção, com certeza já emocionaram muitos brasileiros país afora. Assim como deve acontecer com as canções dedicadas a Isabela e Sophia.