Famosos se despedem de Luis Fernando Verissimo: 'Amigo e mestre'
O escritor faleceu no último sábado (30), aos 88 anos, após três semanas internado com um quadro de pneumonia
Luis Fernando Verissimo morreu no último sábado (30), aos 88 anos, em Porto Alegre, após três semanas internado com pneumonia. Famosos, amigos e familiares usaram as redes sociais para prestar homenagem e se despedir de um dos autores mais lidos do país.
Celebridades falam sobre Luis Fernando Verissimo
Em uma publicação no X (antigo Twitter), a cartunista Laerte Coutinho deu adeus ao escritor que via como um "amigo e mestre". Além disso, o chargista Angeli também utilizou a plataforma para relembrar o legado de Verissimo e deixar uma mensagem para seus entes queridos.
"Todo amor para Lúcia, Fernanda, Mariana, Pedro e família. Imensurável é 'o pai'", escreveu.
Outros nomes, como Itamar Vieira Junior, ainda prestaram homenagens a Luis Fernando Verissimo. No Instagram, o escritor postou uma foto do autor com a legenda: "Uma lágrima e muitas salvas, Mestre Luís Fernando Veríssimo".
Ver essa foto no Instagram
Ademais, logo após a confirmação da morte, amigos e admiradores se pronunciaram. Nos compartilhamentos, eles evidenciaram, então, a importância do trabalho do escritor. Confira abaixo a repercussão:
Walcyr Carrasco
"Perdemos um dos grandes da nossa literatura. Luís Fernando Veríssimo foi o cronista da vida simples, das emoções humanas mais verdadeiras, do cotidiano que só ele sabia transformar em obra. E, além disso, um gigante que fez da simplicidade a sua genialidade. Descanse em paz", disse o dramaturgo.
Ver essa foto no Instagram
Antonio Tabet
"Hoje é um dia muito triste. Isso porque morreu um dos maiores de todos os tempos: Luis Fernando Verissimo. Escritor, cartunista e herói. Meu herói. Verissimo foi, desde quando seus livros encheram meu peito com um entusiasmo inédito, o norte da minha bússola profissional. Pensava, portanto, ainda nos devaneios da adolescência, que um dia seria como ele. Porém, nunca fui. Nunca serei. Ninguém será (...) Verissimo, como o próprio nome diz, foi gênio de verdade. Literal. Tanto que até este "literal" é literal. É veríssimo", escreveu o famoso.
Hoje é um dia muito triste. Morreu um dos maiores de todos os tempos: Luis Fernando Verissimo. Escritor, cartunista e herói. Meu herói. Verissimo foi, desde quando seus livros encheram meu peito com um entusiasmo inédito, o norte da minha bússola profissional. Pensava, ainda nos…
— Antonio Tabet (@antoniotabet) August 30, 2025
Luiz Schwarcz
"Sinto fortemente a perda de um autor amigo, comprometido com a melhor literatura e com as causas sociais do nosso país. Autor fidelíssimo que fará falta a todos da editora e a todo Brasil", afirmou Luiz Schwarcz, editor e fundador da Companhia das Letras.
Luiz Inácio Lula da Silva
"Sua descrição bem-humorada da sociedade ganhou espaço nas livrarias e na TV, com a 'Comédia da Vida Privada'. Ademais, como poucos, soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo; e defender a democracia. Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Veríssimo - e a todos os seus familiares", relatou o presidente, por fim.
Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a…
— Lula (@LulaOficial) August 30, 2025