Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Famosa na Festa Junina, paçoca de amendoim já foi prato principal; entenda

O nome do doce deriva de uma técnica indígena que misturava farinha de mandioca com outros ingredientes, como carne

27 jun 2025 - 13h40
Compartilhar
Exibir comentários

A paçoca, doce à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, está muito presente não somente nas comemorações de Festa Junina, como nas casas de brasileiros que costumam consumi-la após as refeições. Mas você sabia que, antes se tornar uma sobremesa, uma variação do quitute já foi prato principal?

A paçoca de amendoim deriva de uma técnica indígena que misturava farinha de mandioca com outros ingredientes, como carne
A paçoca de amendoim deriva de uma técnica indígena que misturava farinha de mandioca com outros ingredientes, como carne
Foto: Canva Equipes/KL design / Bons Fluidos

Origem da paçoca de amendoim

O nome do doce nasceu com uma prática que antecede a descoberta do Brasil. Antes mesmo da colonização, povos nativos já produziam uma mistura de farinha de mandioca com outros ingredientes, como carne, com a técnica chamada de "pa-soka", que consiste em esmagar os alimentos com as mãos.

Por isso, na época e nos períodos seguintes, a comida era salgada e considerada uma refeição. Ela se consolidou ainda mais pelo país, no entanto, com a chegada dos portugueses e o início da exploração de terras. Isso porque era uma alternativa viável e nutritiva para os garimpeiros, que demoravam quase um mês para chegar às margens do rio Tibagi, no Paraná.

Em busca de diamantes, os trabalhadores permaneciam no local por dias. Assim, a paçoca, feita com o auxílio de um pilão de barro, servia como uma garantia rápida de sustento. Essa prática foi responsável por popularizar a comida pelo país, fazendo com que ela ganhasse destaque nos comércios, mas em um novo formato.

Nesse momento, então, ocorreu a substituição da carne pelo amendoim, um ingrediente rico em proteínas, vitaminas, minerais, fibras e gorduras. Desta forma, surgiu a paçoca de amendoim como conhecemos hoje. Logo, ela conquistou os brasileiros e, assim como outros alimentos e tradições nativas, virou símbolo da festa de São João.

Receita cremosa do doce

Você pode preparar em casa as receitas tradicionais da festa junina e é claro, não pode faltar a paçoca, um doce de amendoim que esfarela na boca e proporciona um sabor indescritível. Ela não necessariamente precisa ser comprada pronta, é possível preparar um doce delicioso com amendoim que fica cremoso e doce na medida certa. Confira a matéria completa. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade