Exercícios físicos ajudam a controlar até mesmo ansiedade crônica, diz estudo
Estudo revela que exercícios físicos podem ajudar até nos casos crônicos de ansiedade; entenda como
Se você já ouviu alguém dizer que praticar atividade física ajuda a controlar a ansiedade, saiba que essa dica é respaldada pela ciência - e com resultados impressionantes. Além de proporcionar bem-estar imediato, o exercício pode ser uma ferramenta poderosa no tratamento até mesmo da ansiedade crônica.
O estudo que confirmou a relação
Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, acompanharam pacientes que conviviam com ansiedade há, pelo menos, 10 anos. Por meio de sorteio, eles foram divididos em grupos para realizar exercícios moderados (atingindo até 60% da frequência cardíaca máxima) ou extenuantes (com 75% dessa frequência) durante 12 semanas.
O resultado foi animador: houve redução significativa da intensidade dos sintomas em todos os participantes. Além disso, quanto maior a intensidade do exercício, maiores foram as melhoras observadas.
De acordo com o neurologista Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, em entrevista ao Sport Life Brasil, o exercício físico não beneficia apenas o corpo: "O exercício melhora o fluxo sanguíneo e estimula mudanças químicas que apuram o humor e o pensamento. A liberação de endorfina gera reações de euforia e bem-estar, que ajudam a manter o humor", destacou.
Uma alternativa sem efeitos colaterais
Os tratamentos para ansiedade variam e, muitas vezes, envolvem medicamentos que podem trazer efeitos adversos. A prática regular de atividade física surge como uma alternativa segura, capaz de complementar ou até reduzir a necessidade de tratamentos farmacológicos.
A ciência mostra que incluir exercícios moderados ou mais intensos na rotina pode ser um passo fundamental para controlar a ansiedade - inclusive nos casos mais persistentes. Além de melhorar a saúde física, movimentar o corpo transforma o funcionamento do cérebro e ajuda a cultivar equilíbrio emocional.
COMO A CAMINHADA NA NATUREZA MELHORA O ESTRESSE E A CRIATIVIDADE?
A ciência já nos confirmou que caminhar é um dos exercícios mais acessíveis e benéficos para a saúde física. No entanto, essa simples ação ganha uma nova dimensão quando a paisagem muda. Trocar as calçadas de concreto pelo chão de terra de um parque ou por uma trilha na floresta oferece um conjunto de benefícios para o corpo e, principalmente, para a mente, que vão muito além da queima de calorias. A caminhada na natureza é uma forma poderosa de reconectar com o ambiente, reduzir o estresse e alimentar a criatividade. Leia a matéria completa aqui!