0

Exagerou na bebida? 10 dicas para resolver a ressaca de forma rápida

Livre-se da dor de cabeça e da tontura com algumas ideias naturais e receitas especiais

5 jul 2020
06h41
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Mulher com as mãos na cabeça, com face de dor
Mulher com as mãos na cabeça, com face de dor
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Quem nunca pensou em tomar uma taça de vinho mas acabou se empolgando e bebendo a garrafa inteira? No dia seguinte, eis que surgem as consequências desse exagero: dor de cabeça, náusea, cansaço, falta de apetite e, algumas vezes, tontura. Além daquele famoso pensando de: "nunca mais farei isso", também surge a dúvida de como curar ressaca.

Embora a melhor opção varie da quantidade de bebida ingerida ao seu estado de saúde, algumas medidas podem ser tomadas de forma natural, apresentando soluções rápidas e simples. Em alguns minutos você já estará pronta para mais uma rodada (ou melhor não, né?).

Ideias simples para curar ressaca de uma vez

1. Não exagere

A primeira dica é um pouco óbvia, mas geralmente também é a que as pessoas acabam ignorando. Afinal, é super comum cair na tentação e acabar exagerando, né? Mas a principal orientação para evitar a ressaca é não passar dos limites com o álcool, lembrando sempre que ele pode causar vários problemas no fígado.

2. Beba muita água 

Hidratar-se bastante é a principal dica para evitar os sofrimentos com a ressaca. A água ajuda a eliminar as toxinas do álcool que ficam nos fígados e rins. A nutricionista Waleska Silveira recomenda: "intercalar água com bebidas alcoólicas é fundamental para quem for beber além da conta". Você também pode optar por sucos de frutas naturais e água de coco.

3. Coma a cada três horas 

Apostar na alimentação fracionada é um truque para curar ressaca do dia seguinte. Comer a cada três ou quatro horas garante que o corpo tenha forças para não sofrer muito com os efeitos do álcool. Mas é importante prestar atenção no que você estará comendo. "Leve na bolsa castanhas, frutas, barras de proteína e barra de cereal com fibras", sugere Waleska.

4. Faça um café da manhã caprichado 

De acordo com a nutricionista, a primeira refeição do dia precisa ser feita com variedade e qualidade. "Fazer um bom café na manhã, com ovos, frutas e produtos integrais é essencial para repor as reservas do corpo e manter o pique durante o dia", explica.

5. No almoço, aposte nos carboidratos 

A alimentação é o principal fator para te ajudar a curar o mal-estar da ressaca. No almoço, evite alimentos gordurosos e aposte nas comidas saudáveis. "Faça um almoço bem colorido com salada, verduras verde-escuras, carne sem gordura, batata doce ou arroz integral", avisa a nutricionista. Alimentos leves e com proteínas, como ovos e frutas, também são indicados para dar a volta por cima depois de enfiar o pé na jaca.

6. Pegue leve no jantar 

Assim como nas outras refeições durante o dia, nada de cair na tentação e comer coisas gordurosas ou fritas no jantar. O ideal é continuar mantendo uma alimentação leve e saudável. "Fuja dos lanches com molhos caseiros, tipo maionese, frutos do mar vendidos em praia e comidas gordurosas", lembra Waleska.

7. Alimentação contra a dor de cabeça

Se não teve jeito e você acabou ficando com dor de cabeça depois da curtição, o indicado é investir em alimentos como salmão, atum e linhaça. Se o problema for enjoo, o gengibre é indicado para acalmar o estômago. Além disso, fique longe de comidas com muito açúcar, e ao invés disso, substitua pelo mel. O chá de boldo também pode ser eficiente para a ressaca.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de boldo-da-terra picadas

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo recomendado, desligue e adicione o boldo. Tampe e espere amornar. Coe, adoce com mel a gosto e tome até 3 xícaras (chá) no dia seguinte a exagerar na bebida.

8. Invista nos sucos detox

Os sucos detox são super indicados para quem acabou cometendo excessos. De melancia, couve com abacaxi ou mamão papaia, eles tem várias propriedades que combatem os problemas gerados depois da ingestão de álcool.

Ingredientes:

  • 1 abacaxi
  • 2 folhas de couve
  • 1/2 litro de água
  • Suco de 3 limões
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva a seguir.

9. Descanse bastante no dia seguinte

Geralmente, só depois de cinco horas é que as células cerebrais começam a se recuperar da bagunça que o álcool causa no organismo, o que pode gerar tontura e dores. Por isso, o ideal é sempre repousar bastante depois do consumo das bebidas. Mantenha as luzes apagadas, deite-se e durma bastante para repor as energias.

10. Invista nos chás

Diversas ervas ajudam a renovar as células do corpo afetadas pelo efeito do álcool, o que ajuda a acelerar o processo de purificação das toxinas que ainda estão no corpo evitando que a sensação ruim de sofrer com a ressaca. O recomendado é investir em chás de erva-picão, erva-cidreira, chá verde e hortelã.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 xícaras (chá) de hortelã picada
  • 5 folhas de erva-cidreira
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo:

Coloque a água e as folhas de hortelã e de erva cidreira numa panela e leve ao fogo alto para ferver. Quando ferver, apague o fogo e coe o chá. Deixe esfriar e adoce a gosto.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade