Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo indica qual seria o segredo "simples" para ser mais feliz

Pesquisadores analisaram os dados de 3.878 participantes e concluíram que um pequeno gesto, mesmo que forçado, é capaz de melhorar o humor

17 fev 2026 - 09h11
Compartilhar
Exibir comentários
Shutterstock
Shutterstock
Foto: Minha Vida

Quem já ouviu falar que é preciso sorrir para a vida para que ela lhe devolva esse sorriso? Esse pensamento motivacional pode ter, de fato, um embasamento científico. Pelo menos é o que indica um estudo publicado na revista Nature Human Behavior.

Na pesquisa em questão, um grupo internacional de cientistas sugere que sorrir melhora o humor e o bem-estar emocional, mesmo que de forma forçada. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 3.878 participantes em 19 países.

Um sorriso pode trazer mais felicidade: saiba mais sobre esse estudo

Os voluntários participaram de diferentes experimentos. Uma parte deles foi orientada a imitar fotos de pessoas sorrindo ou a simplesmente sorrir. Outra parte foi submetida a testes para entender se o movimento muscular inconsciente de um sorriso também traz efeitos emocionais.

Por exemplo, os voluntários, sem saber, forçam um sorriso ao morder um lápis ou fazem uma cara triste tentando segurá-lo com os lábios, um gesto que os obriga a franzir a testa - um movimento que também ocorre com o sorriso.

Os autores da pesquisa constataram que, tanto quem imitava os sorrisos nas fotos quanto quem os forçava de maneira voluntária notou um certo aumento na sensação de felicidade. Por outro lado, aqueles que sorriram com a ajuda do lápis não experimentaram essa emoção.

...

Veja mais

Veja também

Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?

Se você puder dizer essas quatro frases de forma sincera, tem mais confiança e felicidade do que pensa

Há 2.500 anos, os estoicos encontraram a felicidade em algo que hoje evitamos: ser medíocres

A psicologia afirma que as pessoas que cresceram nas décadas de 60 e 70 desenvolveram oito qualidades mentais que são raras hoje em dia

Você se sente frustrado no fim do ano? Entenda por que metas não cumpridas mexem tanto com a saúde mental

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade