Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudar bastante é bom, mas há outro fator que influencia na sua aprovação ou reprovação: o horário da prova

Pesquisadores revelam que o período do dia pode afetar significativamente o desempenho em avaliações

1 ago 2025 - 16h49
Compartilhar
Exibir comentários
Flickr (Universidad de Sevilla)
Flickr (Universidad de Sevilla)
Foto: Minha Vida

Se você quer passar em uma prova, não há segredo além de estudar (ou, claro, usar o ChatGPT). Estar bem preparado é a melhor garantia para tirar uma boa nota, mas há outros fatores. Pesquisadores descobriram que o horário do exame também pode influenciar bastante o resultado.

Um estudo foi realizado na Universidade de Messina, na Itália, e analisou mais de 100 mil provas de 1.243 disciplinas, aplicadas entre o final de 2018 e o início de 2020. A taxa geral de aprovação foi de 57%, mas o dado curioso foi a identificação de um intervalo de horário com maior índice de aprovação.

O melhor horário para provas

As provas ocorreram entre 8h da manhã e 16h da tarde, e o pico de aprovação aconteceu entre 11h e 13h. Se você tiver a sorte de fazer a prova nesse período, suas chances de se sair bem aumentam. Já quem realiza o exame às 8h ou às 15h pode ter mais dificuldade para tirar nota máxima.

Sobre o motivo, o estudo não se aprofunda, mas os pesquisadores levantam a hipótese dos ritmos biológicos. Um dos autores destaca que os resultados mostram "como os ritmos biológicos, frequentemente ignorados em decisões importantes, podem influenciar de forma sutil, porém significativa, o desempenho em avaliações de alto risco". Nosso desempenho cognitivo melhora durante a manhã, atinge o ápice ao meio-dia e começa a cair à tarde.

...

Veja mais

Veja também

Estudar bastante é bom, mas há outro fator que influencia na sua aprovação ou reprovação: o horário da prova

5 coisas que você espera do seu parceiro, mas ele não tem nenhuma obrigação de fazer

A principal característica das pessoas mais inteligentes, como Bill Gates e Leonardo da Vinci, não é o QI, de acordo com um neurocientista

Você não é antissocial nem tem um problema: se preferir passar um tempo sozinho, acabará exibindo essas características únicas

5 frases que pessoas invejosas ao seu redor costumam usar

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade