Este é um dos mitos sobre baratas, mas é mentira: veja como evitar pragas em casa
Manter o ambiente limpo é útil, mas não é o suficiente
Uma das primeiras coisas que aprendemos sobre as baratas é: não pise nelas, porque você vai ficar coberto de delas. O mito é este: as baratas estão sempre prenhes, então, se você pisar em uma, poderá se infectar com a infestação.
No entanto, isso é falso. As baratas nem sempre estão prenhes, mas se reproduzem rapidamente. A maioria das baratas se reproduz durante os meses mais quentes, dependendo da espécie.
O ciclo reprodutivo de uma barata começa com a fêmea depositando ovos. Estes são depositados em uma cápsula chamada ooteca, aderida a superfícies ou escondida em locais escuros.
Durante o acasalamento, o macho providencia a fertilização dos ovos da fêmea, embora seja importante notar que, na ausência de um macho, a barata fêmea pode se tornar hermafrodita e se reproduzir.
Conhecendo o ciclo, podemos dizer que as baratas nem sempre estão prenhes, mas se estiverem e você as esmagar, isso pode causar a ruptura da ooteca, ou cápsula do ovo, e espalhar os ovos, o que pode resultar em uma infestação mais ampla quando eclodirem. As baratas também podem transmitir doenças, e esmagá-las pode liberar bactérias e alérgenos no ar, de acordo com alguns serviços de controle de pragas.
Leia também: A melhor solução para se livrar das baratas em sua casa é esfregar o chão com esses repelentes naturais
Dicas para evitar infestações de baratas em casa
Mantenha sua casa limpa
...
Veja também
Por que há baratas na cozinha se ela está sempre limpa?
Essa é a comida que as baratas odeiam e que você já tem na sua cozinha