Essa é a forma mais eficaz de ganhar massa muscular com treino de força, segundo especialistas
Estratégias baseadas em evidências científicas ajudam a maximizar o desenvolvimento muscular
O treino de força é um grande aliado para o ganho de massa muscular. Na hora de montar cada sessão, é preciso considerar uma série de variáveis que influenciam diretamente nos resultados — podendo favorecer ou limitar a hipertrofia muscular.
Entenda mais sobre esses fatores com base no que a ciência já comprovou como mais eficaz para o crescimento dos músculos.
A hipertrofia não é uma ciência exata, é quase uma arte
A literatura científica sobre os elementos que impactam a hipertrofia é extensa. Ainda assim, não existe uma fórmula matemática precisa que possa ser seguida à risca e que garanta, de forma infalível, o crescimento muscular.
Isso porque, além da resposta individual de cada pessoa ao treino, as variáveis também interagem entre si. Por exemplo: não é possível treinar com altíssima intensidade e, ao mesmo tempo, com alto volume, já que essas variáveis são inversamente proporcionais. Fatores como o tempo de descanso entre as séries, a frequência semanal dos treinos e o intervalo entre sessões para o mesmo grupo muscular também influenciam nos resultados.
Por isso, as recomendações feitas por especialistas devem ser encaradas como diretrizes gerais, e não como regras absolutas. Elas servem como ponto de partida para orientar os treinos, sempre dentro de faixas adaptáveis à realidade e às necessidades individuais.
Volume diário e semanal: número de séries por dia e por semana
...
Veja também
Essa é a forma mais eficaz de ganhar massa muscular com treino de força, segundo especialistas