Embora seja difícil admitir, os pais têm um filho "favorito". Um estudo macro revelou quem ele é e por quê
O estudo confirma o que muitas famílias já suspeitavam, mas também oferece ferramentas para lidar com o favoritismo de forma mais consciente.
Uma pesquisa apontou que muitos pais se encaixavam em um perfil muito específico. Se você se identifica com certos padrões e hábitos, pode ser um pai narcisista e, sem querer, prejudicar o futuro dos seus filhos. Na verdade, um especialista explicou que esse tipo de pai sempre terá um filho favorito. Surpreendentemente, um novo estudo mais amplo parece expandir essa constatação. Na realidade, todo pai tem um filho favorito.
O estudo
Uma nova pesquisa liderada por Alex Jensen, professor associado da Universidade Brigham Young, investigou uma questão delicada, mas comum nas famílias: o tratamento diferenciado dos filhos pelos pais. Embora a maioria dos pais negue ter um favorito, as descobertas revelam padrões claros de preferência influenciados por fatores como gênero, ordem de nascimento e personalidade da criança.
Como o favoritismo foi identificado
Como poucos pais admitiriam ter um filho favorito, os pesquisadores usaram métodos indiretos para identificar diferenças no tratamento entre irmãos. Em vez de perguntar diretamente, analisaram aspectos como:
- Com qual dos filhos os pais têm mais conflitos?
- Com quem passam mais tempo?
- A quem demonstram mais afeto?
- Quem recebe mais apoio acadêmico ou financeiro?
...
Veja também
Três razões pelas quais seus pais ignoram seus sentimentos quando falam sobre sua infância
Sou psicóloga e essas são as três frases que gostaria de ouvir todos os pais dizerem aos seus filhos
Quase nenhum pai faz isso, mas é fundamental para a resiliência das crianças à medida que crescem