PUBLICIDADE

Emagrecimento saudável: confira mitos e verdades sobre o assunto

Trocar refeições por frutas emagrece? E será que água com limão funciona? Confira o que funciona ou não para o emagrecimento saudável

14 fev 2022 - 16h01
Compartilhar
Exibir comentários
Não existem "receitas milagrosas" para perder peso
Não existem "receitas milagrosas" para perder peso
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Neste início do ano, muitas pessoas começam a pôr em prática seus planos de emagrecimento saudável. E na teoria, a perda de peso é simples: basta gastar mais energia do que foi ingerido ao longo do dia. 

No entanto, o que acontece é que para manter esse déficit calórico, muitos acabam aderindo a "dicas e receitas milagrosas" que acabam atrapalhando esse processo. 

De acordo com o médico Edson Ramuth, na maioria das vezes, a desinformação e a falta de acompanhamento profissional capacitado é a causa do desânimo em adotar uma alimentação mais nutritiva e adequada para o organismo.

Como esses hábitos podem prejudicar a sua jornada de perda de peso, separamos os principais mitos e verdades sobre o emagrecimento saudável. Confira agora e entenda melhor sobre o que pode atrapalhar você:

A alimentação e a atividade física são pilares para o emagrecimento saudável |
A alimentação e a atividade física são pilares para o emagrecimento saudável |
Foto: Shutterstock / Alto Astral

1. Água com limão emagrece? 

"Bem gelada e no calor, a água com limão é uma delícia e faz muito bem para saúde, só que na prática ela sozinha não emagrece. Apesar de ser um mito, a fruta é rica em vitamina C e outros nutrientes que auxiliam na imunidade. Assim, apesar de não ajudar a perder peso, vale a pena manter este hábito para uma vida mais saudável", aponta o especialista. 

2. Substituir refeições por frutas é saudável? 

De acordo com Ramuth, essa informação é um mito. "Para quem busca um emagrecimento saudável, refeições exclusivamente de frutas podem deixar de fora macro e micronutrientes importantes para o corpo. Outro fator é que existem frutas com bastante carboidratos e calorias que podem atrapalhar, e muito, uma estratégia para perder peso".

3. Programas de emagrecimento funcionam? 

"Verdade, desde que sejam realizadas em clínicas sérias e que se guiem em pesquisas científicas sobre emagrecimento saudável", afirma Edson.

4. Chás emagrecem? 

"Sozinhos, sem uma alimentação saudável, os chás não emagrecem. Apesar disso, uma infusão de hortelã, hibisco e camomila, por exemplo, podem colaborar com o bem-estar e a saúde, além de ajudar no controle da compulsão alimentar ou a saciar a vontade de comer doces", conclui o médico.

Por fim, é preciso tomar cuidado com receitas milagrosas, já que elas não existem, e com a dosagem e a frequência do consumo de alimentos. Assim, fica mais fácil ter o seu emagrecimento de forma saudável e o mais importante: sem passar fome!

Fonte: Edson Ramuth, médico e especialista em nutrologia e emagrecimento da Emagrecentro.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade