Elas têm menos de 1,50. Entenda por que as ginastas são tão baixinhas e o que os exercícios têm a ver com isso
Descubra quais são os fatores que influenciam na estatura das atletas da ginástica artística.
Você já deve ter reparado que muitas ginastas são bem baixinhas, né? Algumas possuem menos de 1,50m de altura, como é o caso da Flávia Saraiva (24 anos) que tem 1,48m e da americana Simone Biles, com apenas 1,42m. Mas por que será que as atletas desse esporte costumam ser tão pequenas?
A resposta para essa pergunta vai muito além da genética. Na verdade, o tamanho das ginastas tem a ver com a rotina de treinos que essas meninas praticam desde a infância e, claro, com os efeitos que os exercícios intensos geram no corpo.
Leia mais: 4 dicas para fortalecer os ossos e as articulações
Entenda por que as ginastas são tão baixinhas
É muito raro ver uma atleta com mais de 1,60m na ginástica artística. Na equipe olímpica brasileira de ginástica feminina, por exemplo, a medalhista Rebecca Andrade tem 1,55m, sendo a mais alta entre as meninas. Mas o que será que explica essa tendência? É possível que esse esporte atrapalhe o crescimento das atletas?
O primeiro motivo é a preferência dos treinadores na escolha de meninas mais baixas. Isso porque pessoas pequenas conseguem executar movimentos acrobáticos, saltos e giros no ar com maior facilidade do que as pessoas mais altas.
...
Veja também
Treine seu corpo inteiro em casa com esses 10 exercícios de calistenia para iniciantes
Vai jogar futebol com os amigos? Veja como evitar lesões e machucados em campo
Futebol: quais são os músculos MAIS trabalhados no esporte e seus principais benefícios