"É perigoso": nutricionista explica a importância de lavar a cafeteira, mesmo usando detergente
Cada vez mais amantes de café estão se limitando a apenas enxaguar o utensílio; entenda os riscos
O café se tornou um ritual indispensável para muitas pessoas ao redor do mundo. Cada vez mais aficionados buscam aperfeiçoar a forma de prepará-lo, desde a escolha do grão até a técnica utilizada em seu preparo.
No entanto, na busca pela xícara de café perfeita, uma tendência preocupante surgiu: evitar lavar a cafeteira italiana com detergente por medo de que isso afete o sabor do café.
Alguns entusiastas do café acreditam firmemente que limpar a cafeteira com produtos de limpeza pode alterar a qualidade do café, deixando um retrogosto estranho ou uma sensação de sabão.
Essa crença levou muitos a se limitarem a enxaguar a cafeteira com água quente, sem usar sabão ou outros produtos de limpeza. A ideia por trás disso é que os óleos naturais do café se impregnariam na cafeteira ao longo do tempo, aprimorando a experiência a cada preparo. No entanto, essa prática pode ter consequências indesejáveis.
O nutricionista Ander Iglesias (@comersindrama, no Instagram) alertou sobre os riscos de não lavar a cafeteira adequadamente, comparando-a a qualquer outro utensílio de cozinha. Assim como pratos, frigideiras e colheres precisam ser limpos após cada uso, a cafeteira também requer uma higiene adequada para evitar o acúmulo de resíduos e microrganismos.
Embora não sejam visíveis a olho nu, bactérias e outros microrganismos podem se proliferar nesses utensílios, especialmente nos cantos de difícil acesso ou nas partes onde ocorre acumulo de umidade.
...
Veja também
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Café fake: esse pó mais barato que imita a bebida pode te fazer mal?
Você ficará surpreso ao descobrir para que serve o copinho de água servido com seu café
Na luta incansável contra o Alzheimer, alguns cientistas encontraram um aliado inesperado: o café