Dormir de lado pode ser a melhor posição para descansar; veja porque
Além de diminuir a apneia, dormir de lado pode te gerar alguns benefícios; saiba quais
Quando se trata de dormir, você é de qual time? O que descansa de barriga para cima, para baixo ou fica de lado? Caso sua resposta tenha sido a terceira opção, saiba que pode ganhar alguns benefícios no seu sono por causa disso. Entenda:
Benefícios de dormir de lado
Primeiramente, o cardiologista Jorge Tartaglione, explicou ao 'La Nación', que dormir de lado pode melhorar a qualidade do descanso. Isso porque, um, você ronca menos. "Roncamos porque a língua fica achatada no espaço por onde o ar deveria passar, bloqueando a circulação normal. Quando dormimos de lado, a parte posterior da língua se desloca, liberando esse espaço", esclareceu.
Em segundo lugar, ocorre o alívio da dor. "Dormir de costas ou de bruços, por não manter a curvatura correta da coluna, garante dor nas costas. Já ao dormir de lado e colocar um travesseiro entre as pernas, essa dor tende a diminuir", ilustrou.
E, por fim, previne o refluxo. "Quando dormimos de lado, o esôfago fica mais alto do que o estômago, o que evita que o suco gástrico suba", concluiu, acrescentando as dicas de jantar até às 20h e quarto escuro para ter um sono melhor.
Tomar banho antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% da população do mundo enfrenta problemas para dormir. Especialistas apontam que diversos fatores podem impactar o sono, como o estresse, a má alimentação e a temperatura corporal. No entanto, cientistas da Universidade do Texas parecem ter encontrado uma solução. Que tal incluir um banho morno na sua rotina noturna?
Segundo pesquisadores, a temperatura do corpo, que costuma cair cerca de 0,3 a 0,6°C perto da hora de dormir, é responsável por incentivar a produção de melatonina, hormônio do sono. Com base nesse apontamento, os especialistas estadunidenses revisaram 5.322 pesquisas, que analisavam uma relação entre os tipos de banhos e a qualidade do descanso. Esse estudos questionaram pacientes sobre tempo que levam para adormecer, a duração total do sono, a eficiência e sua opinião sobre o repouso. e leia a matéria completa.