Diga-me quantas vezes você evacua por dia e eu lhe direi se seu intestino está funcionando corretamente
A frequência das evacuações pode revelar muito mais sobre nossa saúde do que imaginamos
Todos nós vamos ao banheiro regularmente para eliminar resíduos e, embora falar sobre isso possa parecer desconfortável ou até mesmo repugnante para muitos, a realidade é que a frequência, a forma e o tamanho de nossas evacuações podem revelar muito mais sobre nossa saúde intestinal do que imaginamos.
Nesse sentido, devemos saber que existe uma "zona ideal " e, se defecamos frequentemente fora dela, é hora de prestar atenção, pois isso pode estar relacionado, a longo prazo, a diferentes doenças.
Leia também: 15 sintomas de desidratação causados pela diarreia e por que é preciso agir rápido
A importância da defecação frequente
Fazer cocô, ou ir ao banheiro para evacuar nossos intestinos corretamente e com frequência adequada, é algo completamente natural e de grande importância para o corpo. A constipação tem sido associada a um maior risco de infecções do trato urinário em crianças, e a diarreia crônica, a doenças neurodegenerativas.
Ao mesmo tempo, estudos têm explorado como a frequência das evacuações está relacionada à ansiedade e à depressão — em outras palavras, à nossa saúde mental. Além disso, como nossos movimentos intestinais ou sua frequência estão relacionados a muitas áreas do nosso corpo, alterações neles podem representar um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças.
...
Veja também