PUBLICIDADE

Dieta cetogênica funciona? Nutróloga explica

Cortar carboidratos da alimentação é uma estratégia perigosa, mas que pode sim dar resultados

29 jun 2022 - 11h42
Ver comentários
Publicidade
Dieta cetogênica funciona?
Dieta cetogênica funciona?
Foto: Shutterstock / Sport Life

Será que a dieta cetogênica funciona de verdade? Para quem não sabe, essa estratégia alimentar, que prioriza o consumo de proteínas e gorduras e, praticamente, zera o carboidrato, ficou muito famosa entre as pessoas que querem emagrecer. Afinal, é tentadora a possibilidade de perder peso comendo bacon e picanha, não é mesmo?

Em contra partida, a pouca ingestão de carboidratos pode prejudicar algumas funções do organismo e provocar alterações de humor, concentração e até mesmo desencadear compulsões e problemas mais graves. Sem falar que o alto consumo de gorduras, a longo prazo, também contribui para distúrbios metabólicos. Por isso, é necessário muito cuidado antes de iniciar essa estratégia.

Segundo a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a dieta cetogênica funciona sim, mas a custos altos. "Fisiologicamente falando, faz sentido diminuir o apetite através da produção dos corpos cetônicos, mas a prática traz efeitos colaterais relevantes e não deve ser iniciada sem o acompanhamento de um especialista", afirma.

"É uma dieta que não pode ser feita por tempo prolongado; é eficaz a médio e curto prazo, e não pode ser seguida por qualquer pessoa. No grupo que deve evitar a prática estão os diabéticos, os hipertensos e pacientes com problemas no fígado ou rim.  O alto consumo de gorduras é outro ponto a ser considerado antes de optar pelo plano, já que, ao fazer com que 90% das calorias venham da gordura, há o risco de alterações no perfil lipídico", completa.

Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da ABRAN.

Portanto, antes de sair por aí cortando todas as fontes de carboidrato da alimentação e se esbaldando em alimentos gordurosos, é necessário analisar criteriosamente a sua atual situação, seus objetivos e limitações. A dieta cetogênica funciona para algumas pessoas, mas deve ser realizada de maneira segura, com acompanhamento e escolha seletiva de alimentos. Trocar o pãozinho por três fatias de bacon pode te prejudicar ainda mais.

Sport Life
Publicidade
Publicidade