Dia Internacional do Gato: saiba porque os felinos precisam descansar até 16 horas por dia
De acordo com estudos, os animais herdaram certos costumes, que favorecem o bem-estar, de seus ancestrais selvagens
Uma característica comum dos pets é passar parte do dia descansando. Eles não têm obrigações nem horários a cumprir, então por que não aproveitar para tirar longas sonecas? Esse, com certeza, é um pensamento que passa, principalmente, na mente dos gatos — animais acostumados a dormir por pelo menos 12 horas. Mas eles realmente precisam repousar por tanto tempo? E quais são os impactos à saúde? Aproveite o Dia Internacional dos Felinos para entender esse hábito!
Por que os gatos dormem muito?
Estudos feitos por instituições focadas no comportamento animal explicam que muitas características dos felinos têm origem na sua ancestralidade selvagem. Uma delas é o sono prolongado. De acordo com as pesquisas, os primos dos pets domesticados lutavam todos os dias pela própria sobrevivência, tendo que caçar para conseguir se alimentar.
Assim, a fim de recuperar energia e até economizar, pois não sabiam ao certo quando iriam comer novamente, eles costumavam dormir bastante. Hoje, mesmo sem a necessidade de fazer tanto esforço, os gatos mantêm o hábito, descansando de 12 a 16 horas por dia.
Especialistas apontam, contudo, que os felinos passam apenas parte desse tempo em sono profundo. Isso porque, por muitas horas, eles estão de olhos fechados, repousando, mas ainda permanecem atentos a tudo que acontece no seu entorno. E, apesar de não estarem exatamente dormindo, o repouso de, aproximadamente, dois terços do dia ajuda a preservar a sua saúde e o bem-estar.
Por isso, os tutores não precisam se preocupar quando o gato não descansa durante a noite. O ânimo noturno, aliás, é outra herança dos ancestrais selvagens, que ficavam alertas aos perigos do entardecer e aproveitavam o momento para procurar comida.
Os maiores mitos e verdades sobre o animal
Eles ronronam, são ágeis e misteriosos. Os gatos sempre despertam fascínio e, com isso, uma série de ideias equivocadas. Conhecer os mitos e verdades felinas é fundamental para melhorar a convivência com os bichinhos, além de oferecer a eles um lar ainda mais acolhedor. Confira a matéria completa.