PUBLICIDADE

Descubra os benefícios da acupuntura e como ela funciona

A terapia oriental já é vastamente utilizada pelos brasileiros e defendida pelo Conselho Federal de Medicina

15 jun 2020 - 13h51
Compartilhar
Exibir comentários

Os benefícios da acupuntura são reconhecidos como uma especialidade médica há mais de 20 anos pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Técnica milenar que está cada vez mais presente na cura e manutenção da saúde dos brasileiros, hoje muitos especialistas indicam esse tipo de tratamento para diversas doenças, inclusive lesões no esporte e psicológicas.

O que se sabe sobre os benefícios da acupuntura?

Os princípios da técnica se baseiam na energia vital chamada "chi". Os chineses acreditavam que essa força é o equilíbrio entre o lado negativo (yin) e o positivo (yang) que, quando não estão em sintonia, podem causar distúrbios físicos e emocionais. Com a introdução de agulhas em pontos específicos, a harmonia é restabelecida e a saúde volta ao normal.

Entretanto, muitos médicos ocidentais afirmam que a aplicação dessa técnica em determinados pontos libera uma substâncias neurotransmissora chamada somatostatina (responsável pela comunicação entre os neurônios), que age sobre a inflamação e a dor de modo benéfico.

Como funciona?

"As queixas e a história do paciente são ouvidas e anotadas para elaborar o diagnóstico. A seguir, é realizada uma análise física e são solicitados exames complementares, quando necessários", explica Dirceu de Lavôr Sales, médico especialista em acupuntura e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Após a avaliação, o médico coloca finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo - isso é definido conforme a necessidade de cada paciente -, as quais ativam no cérebro a produção de endorfina (analgésico), de cortisol (anti-inflamatório) e de serotonina (antidepressivo).

"Esses pontos estão reunidos nos chamados meridianos, que se relacionam com os órgãos do corpo, e promovem, assim, a organização das funções orgânicas", relata a fisioterapeuta e acupunturista Alessandra Sônego. Quando a agulha penetra a pele, ela causa uma microinflamação que produz de forma natural essas substâncias, oferecendo uma melhora nos sintomas e, até mesmo, a cura de maneira mais rápida com os benefícios da acupuntura.

Dói? 

Essa é a primeira pergunta que muitas pessoas fazem ao buscar o procedimento. A resposta é: não deve. As agulhas são extremamente finas e o incômodo só pode acontecer se eventualmente o médico acertar um nervo superficial ou um ponto mais sensível da pele. Nesse caso, é preciso avisar o médico que corrigirá na hora seu erro.

Quando procurar um especialista? 

Antigamente, muitas pessoas procuravam essa técnica depois de tentar tratamentos convencionais da medicina ocidental. Mas isso está mudando. O ideal é consultar um acupunturista assim que os primeiros sintomas aparecerem, lutando contra a doença ou dor logo nos estágios iniciais. Além disso, a acupuntura não tem contraindicação. Lembre-se sempre que o sucesso do tratamento está ligado à escolha de um profissional confiável.

Benefícios da acupuntura

Descubra em quais doenças as "agulhas" podem ajudar de acordo com a lista divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Distúrbios funcionais neurológicos

Cefaleia, enxaquecas, nevralgia, paralisias faciais na fase inicial, neuropatias ou alterações sensitivas, doenças de Méniere, vertigem, zumbido por labirintopatia, enurense noturna na infância e incontinência.

Distúrbios funcionais gastrointenstinais e ginecológicos

Espasmos no esôfago, soluços, náuseas e vômitos, gastrites agudas e crônicas, diarreia crônica e constipação, colites inesperadas, cólon irritável, tensão pré-menstrual e cólicas menstruais.

Distúrbios respiratórios

Rinite, sinusite, faringite, amigdalite agudas e crônicas, sobretudo de natureza alérgica, bronquite e asma;

Perturbações oculares e da boca 

Como conjuntivites, dor de dente e nas gengivas.

Lesões do esporte

Distúrbios musculares, tendinosos, articulares e esqueléticos: síndrome cervicobraquialgias, torcicolo, processos leves de traumas como contusão e entorses, algias do ombro, cotovelo e punho, dores lombares de origem muscular, dores ciáticas, dores coxo femural e do joelho, tornozelo e dos pés, lesões inflamatórias resultado de esforços repetitivos, fibromialgia, dores pós-operatórias e reabilitação pós-imobilização.

Atenção

A acupuntura é contraindicada para a região abdominal de gestantes após o terceiro mês de gravidez, e jamais deve ser aplicada em locais com sangramentos incontroláveis ou tumores cancerígenos. A quantidade de sessões varia conforme a complexidade da moléstia, mas na maioria dos casos são semanais.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade