Descubra 5 alimentos, nada óbvios, que podem te ajudar a evitar o resfriado
Normalmente, quando o frio chega e queremos evitar o resfriado, costumamos optar por frutas com vitamina C, como laranja, tangerina e limão, ou até mesmo por uma sopinha; porém, existem outras alternativas
Normalmente, quando o frio chega e queremos evitar o resfriado, costumamos optar por frutas com vitamina C, como laranja, tangerina e limão, ou até mesmo por uma sopinha. Mas você sabia que existem outros alimentos, nada óbvios, que podem combater uma possível decaída da saúde? Descubra quais:
5 alimentos que podem te ajudar a evitar resfriado
- Cebola: Por ser rica em quercetina e possuir propriedades antivirais e anti-inflamatórias, a cebola pode ajudar a combater o resfriado.
- Peixe: Esses pescados, graças às proteínas, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, proteção dos pulmões e estímulo da síntese de anticorpos.
- Folhas verde-escuras: Espinafre, couve-de-bruxelas, alface e brócolis são algumas alternativas com mais vitamina C que as frutas cítricas. Então adicioná-los à dieta tende a fortificar o sistema imunológico.
- Frutas vermelhas: Os polifenóis, antioxidantes, anti-inflamatórios e antivirais, presentes em groselhas, mirtilos e framboesas, fazem as frutas vermelhas entrarem nesta lista.
- Abóbora: Por fim, o betacaroteno da abóbora é convertido em vitamina A, o que também contribui para a defesa natural do corpo.
Fruta rica em vitamina C melhora a imunidade e saúde do fígado
Você pode até já ter provado esta fruta, mas talvez não sabia que sua imunidade e saúde do fígado estariam ganhando benefícios com a ingestão. Sendo assim, descubra qual é o alimento e seus pontos positivos:
A fruta em questão é o cajá-manga. E a justificativa para tantos benefícios está em sua composição. Por exemplo, a propriedade anti-inflamatória ocorre graças aos compostos fenólicos, carotenoides e vitamina C que atuam "reduzindo a produção de citocinas inflamatórias e o estresse oxidativo sistêmico", segundo apontou o nutricionista Fernando Castro ao 'Metrópoles'.
Ademais, o ácido gálico, quercetina, ácido elágico, rutina, betacaroteno e antocianinas possuem ações antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e potencial hipoglicemiante. E, por fim, o fígado acaba sendo o maior beneficiado nesta história, pois a "função da atividade hepatoprotetora associada aos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes na fruta ajudam a reduzir danos hepáticos induzidos por estresse oxidativo", concluiu. e leia a matéria completa.