Demoday: evento da Fundação Fenômenos apoia iniciativas para fortalecer comunidades
Dez iniciativas, que foram selecionadas entre centenas de projetos de todo o país, apresentaram na sede da Galápagos Capital suas soluções para uma banca avaliadora
Uma data para reconhecer e apoiar iniciativas de diversas partes do Brasil. Este é o objetivo do Demoday. O evento é uma iniciativa da Fundação Fenômenos, organização da sociedade civil fundada por Ronaldo Nazário, com foco na redução das desigualdades e no fortalecimento de comunidades.
"O Demoday é uma oportunidade concreta de reconhecimento e conexão para as lideranças que participaram do programa. É quando as propostas ganham visibilidade institucional e ampliam suas chances de mobilizar novos apoios e parcerias", afirma Patricia Viana, diretora geral da Fundação Fenômenos.
Dez iniciativas, que foram selecionadas entre centenas de projetos de todo o país, apresentaram na sede da Galápagos Capital suas soluções para uma banca avaliadora composta por diversos profissionais. Entre eles, Anderson Carlos Nogueira Oriente, professor de Economia e Economia Solidária, no Instituto Federal do Rio de Janeiro, e Diego Hypólito, medalhista olímpico e fundador do Instituto Hypolito.
Ver essa foto no Instagram
Demoday da Fundação Fenômenos
A iniciativa vencedora do primeiro lugar no Fenômenos Academy 2025 foi o Instituto Zwanga Impacto Social, que atua no Amapá, no norte do Brasil. A instituição oferece formação em empreendedorismo para mulheres, com cursos de produção artesanal a partir de matérias-primas oriundas da Amazônia. Rejane Soares, idealizadora do projeto, afirmou ter ficado surpresa com o reconhecimento. "Nunca pensei que uma iniciativa do Norte do país pudesse estar entre os finalistas. Chegar até aqui é muito vitorioso, pois estamos representando uma grande parcela da população que são as mulheres pretas, as mulheres pretas da Amazônia e as mulheres pretas periféricas do Amapá", declarou.
A Fundação Fenômenos é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas e iniciativas voltados à melhoria da qualidade de vida em diversas comunidades do país. As estratégias estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Assim, a Fundação concentra sua atuação na erradicação da pobreza (ODS 1) e na redução das desigualdades (ODS 10). Por fim, tem com focos a promoção da inclusão, da equidade e da justiça social.