Demência Frontotemporal: Saiba mais sobre a doença do ator Bruce Willis
Trata-se de uma doença neurodegenerativa que atinge a fala e até mesmo a personalidade do paciente. Afeta principalmente as regiões frontais e temporais do cérebro
"O cérebro está falhando. Mas Bruce está com uma saúde ótima no geral". A declaração é de Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis, sobre o quadro de Demência Frontotemporal que ele enfrenta. Aos 70 anos, o astro de filmes como Duro de Matar está com a comunicação cada vez mais escassa. Há três anos, ele luta contra a doença. Recentemente, Emma recebeu críticas por revelar que mora em uma casa separada do marido. Nas redes sociais, ela rebateu: "Pessoas com uma opinião são rápidas em julgar o cuidador. É isso que os cuidadores enfrentam: julgamento e críticas dos outros", escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Compreendendo a Demência Frontotemporal
O quadro de demência frontotemporal é uma doença neurodegenerativa que atinge a fala e até mesmo a personalidade do paciente. Assim, afeta principalmente as regiões frontais e temporais do cérebro. Essas áreas são responsáveis por regular o comportamento, a personalidade, o linguajar, entre outras funções. A doença é rara em comparação a outras formas de demência, como o Alzheimer, e frequentemente se manifesta em indivíduos entre 45 e 65 anos.
Por fim, os sintomas podem variar significativamente dependendo das áreas cerebrais afetadas. No entanto, em geral, ocorrem alterações de comportamento significativas. As mais marcantes são: mudanças na personalidade, impulsividade, e até comportamentos sociais inadequados. Esses sintomas podem tornar difícil o diagnóstico precoce, já que podem ser atribuídos a meras alterações de temperamento ou reação a fatores externos.