Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se você corta o açúcar de uma vez, está fazendo errado: nutricionista revela o jeito certo de se livrar do vício

A vontade de consumir alimentos ricos em açúcar pode estar associada a qualidade do sono e sedentarismo

12 fev 2026 - 16h50
Compartilhar
Exibir comentários
Hakase_420/Shutterstock
Hakase_420/Shutterstock
Foto: Minha Vida

Opioide e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e euforia, são algumas das substâncias liberadas quando consumimos açúcar. Esses hormônios são responsáveis por desencadear um sistema de recompensa em nosso cérebro, que nos estimula a comer cada vez mais doces. Dessa forma, após um dia cansativo, é comum sentirmos vontade de comer um docinho.

No entanto, essa situação pode gerar um ciclo vicioso, que ao atingir grandes proporções, pode se caracterizar em um vício em açúcar. Por isso, o MinhaVida listou 5 dicas para superar o vício em açúcar e te ajudar a evitar futuros problemas de saúde.

Saiba mais: Açúcar mascavo faz mal? 3 pessoas para quem é perigoso consumir

5 dicas para superar o vício em açúcar

De acordo com Fernanda Esquitino, nutricionista especialista em nutrição funcional e fitoterapia do Instituto Nutrindo Ideais, algumas das formas de superar o vício em açúcar são:

1. Aumentar a ingestão de outros tipos de alimentos

Segundo a especialista, uma das formas de driblar a vontade de comer doces é aumentar a ingestão de outros alimentos para aumentar os níveis de saciedade do organismo. Os alimentos ricos em proteína - como ovoslentilha e grão-de-bico -  são uma boa opção para quem busca saciedade de forma saudável. 

2. Respeitar sua saciedade 

...

Veja mais

Veja também

Ovo: benefícios, nutrientes, como consumir e receitas

Grão-de-bico: como fazer e 13 benefícios para você conhecer

Lentilha deve ficar de molho? Veja 7 benefícios e como fazer

Se você corta o açúcar de uma vez, está fazendo errado: nutricionista revela o jeito certo de se livrar do vício

A fruta que mais mata a fome, segundo nutricionistas, é barata e abundante no Brasil

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade