Saiba quem criou a 'maçã do amor', doce que inspirou o 'morango do amor', e que está gerando muitos lucros
'Está sendo uma segunda Páscoa das confeiteiras', comemorou a dona de um empreendimento no Espírito Santo
O 'morango do amor', inspirado na tradicional maçã do amor, virou febre no Brasil e impulsionou vendas, gerando aumento expressivo nos preços, recordes em pedidos e lucros para confeiteiras.
Nova sensação da culinária brasileira, o 'morango do amor' é inspirado em um doce típico, especialmente do período de festas juninas: a maçã do amor.
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Contudo, apesar da popularidade no Brasil, a criação da maçã do amor é atribuída a William W. Kolb, confeiteiro de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A ideia do criador era vender a maçã do amor como um doce de Natal. Em terras canarinhas, a iguaria chegou em meados da década de 1940 e faz sucesso até os dias atuais.
Com variações possíveis entre espetinhos de uva e de banana, acompanhados de calda de chocolate na cobertura, a 'maçã do amor' agora precisa abraçar mais uma fruta em seu reinado: o morango. Com o entusiasmo das pessoas ao comer a nova febre da internet, são muitos os relatos de escassez da fruta em algumas localidades.
O consumidor que procurava morangos há alguns dias na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) encontrava um preço bem diferente do atual. A fruta, que era comercializada por, em média, R$ 24,66 no segundo dia de julho, saltou para R$ 46,88, na última segunda-feira, 28. É um aumento de pouco mais de 90%. Os dados são da equipe de Economia da Ceagesp, que destaca que o crescimento fora da curva no preço médio do morango só foi notado a partir do dia 23 de julho.
O 'boom do morango' se reflete também em outras frentes, a partir do grande número de vendas do produto. Na plataforma de delivery iFood, os pedidos pelo item saltaram mais de 2.300%, de 11 mil pedidos em junho para mais de 275 mil em julho. Em unidades, foram 524 mil morangos do amor vendidos pelo aplicativo.
Segundo a plataforma, somente o mês de julho acumulou mais pedidos que o ano de 2024 inteiro. No ano passado, foram registrados mais de 10.300 pedidos de produtos com esta nomenclatura. Já neste ano, o número totaliza mais de 290.000 pedidos. Deste total, mais de 94% dos pedidos foram somente neste mês de julho.
Quem também celebra o momento com grandes vendas são confeiteiras e confeitarias espalhadas Brasil afora. A confeiteira Millena Moreira, de Vila Velha (ES), contou em um vídeo postado no Instagram que um cliente desembolsou R$ 50 em apenas uma unidade. Em média, o valor da iguaria varia entre R$10 e R$25.
"O que está acontecendo no Brasil com esse doce, eu nunca vi nada parecido. Está sendo uma segunda Páscoa das confeiteiras. Acho que esse produto vai ficar para a nossa história", vibrou a confeiteira.