Sabemos que elas não são nada saudáveis, mas o problema não são as batatas fritas em si, mas sim o que deixamos de comer
Um novo estudo afirma que comer três porções de batatas fritas por semana aumenta significativamente o risco de diabetes tipo 2
Não é surpresa que batatas fritas não sejam o alimento mais saudável do mundo. Ricas em calorias, hiperpalatáveis e quase viciantes, temos até predisposição genética para adorá-las. Mas há mais uma má notícia: elas podem aumentar o risco de diabetes tipo 2. Mas nem tudo são más notícias para os amantes de batatas.
Comer pelo menos três porções de batata frita por semana está associado a um risco 20% maior de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com um estudo recente publicado no British Medical Journal. No entanto, comer a mesma quantidade de batatas cozidas de outras maneiras não aumenta esse risco.
O que diz a ciência?
O estudo, liderado pela Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard, baseia-se em estudos anteriores que sugeriram uma possível ligação entre a ingestão de batata e doenças metabólicas, mas que, de acordo com seus autores, até agora têm sido inconsistentes e carentes de especificidade em relação aos métodos de cozimento e aos potenciais efeitos da substituição de batatas por outros alimentos.
Diante da pergunta comum sobre se as batatas são boas ou ruins, os pesquisadores estão reformulando a questão naquilo que consideram uma direção mais útil: como elas são preparadas e o que poderíamos comer em vez delas?
...
Veja também
O truque simples para deixar o purê de batata mais cremoso (e não é leite nem manteiga)
Jogar as cascas de batatas fora pode ser um grande erro para quem sofre com esse problema de pele
Posso comer brócolis quando ele fica amarelo? Veja o que os especialistas dizem