PUBLICIDADE

Pinhão na salada? Veja como inovar nas receitas assim como fez César Tralli

Chef Giu Giunti dá dicas de receitas para preparar com o pinhão, alimento escolhido pelo jornalista da Globo para acompanhar uma salada

21 mar 2024 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários
César Tralli exibe sua salada de pinhão
César Tralli exibe sua salada de pinhão
Foto: Reprodução/Instagram/@cesartralli

Aposto que, assim como eu, você é fã de pinhão! E não estamos sozinhos. Nesta semana, o jornalista César Tralli chamou a atenção nas redes sociais ao mostrar uma salada com pinhão que levou de marmita para a Rede Globo.

"Salada de Pinhão; Que eu mesmo colhi no chão; Com Tici e Manu; Debaixo das araucárias de Campos do Jordão…Muito 'bão'"

César Tralli

Eu adoro comer o pinhão cozido com sal, mas - assim como fez o Tralli - existem vários outros tipos de preparos que podemos fazer para consumir essa iguaria. 

Semente macia e rica em vitaminas

Muita gente acha que o pinhão é uma fruta do Pinheiro, mas na verdade ele é a sua semente. Você pode cozinhar ou assar o pinhão para amolecer e assim comer. Outra característica dele é a sazonalidade, dando início em abril e permanecendo até julho. Ou seja, já já "está chovendo pinhão".

Além disso, o pinhão é um alimento riquíssimo em vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, fósforo, potássio e zinco, que ajudam nas funções muscular e óssea, sem contar que é um excelente antioxidante o que ajuda a combater o envelhecimento das células.

Vou te dar algumas dicas de como consumir essa delícia em diversos preparos. 

Saladas com Pinhão 

Um jeito refrescante de comer o pinhão é em saladas, basta cozinhar as sementes em uma panela de pressão por aproximadamente 30 minutos ou até que ele fiquem macios. Escorra a água e retire da casca. Sirva junto com uma salada de grãos ou folhas, coloque umas tiras de cebola roxa, queijo parmesão ralado na hora e tomates, além de trazer uma cor diferente, fica delicioso e com sabor muito especial. Para que a salada de folhas não murche é importante que eles estejam totalmente resfriados. Quando cozido em água, sua validade é de aproximadamente 5 dias se mantido refrigerado.

Purê de Pinhão 

Certa vez fiz um purê de pinhão e ficou divino, um excelente acompanhamento para uma carne assada ou um frango ensopado. Para que o purê de pinhão seja realmente um sucesso tem um truque que vai trazer volume e leveza para a receita. Use como base para o seu purê a batata, isso serve não somente para o purê de pinhão como para qualquer purê que você venha fazer. A Batata possui um sabor mais neutro o que faz com que o pinhão se destaque e traz consistência cremosa, afinal o pinhão tende a ser mais “farelento”

Farofa de Pinhão 

Para acompanhar um bom churrasco ou um peixe assado a farofa é perfeita. Basta usar uma farinha mais grossa como a de milho ou até mesmo uma farinha de pão moído, é só refogar a cebola em uma quantidade exagerada, assim ela fica molhadinha e cheia de sabor. Na farofa acrescente também pedacinhos de bacon e bastante cheiro verde.

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade