PUBLICIDADE

Sozinho no Natal? 4 dicas para montar uma ceia para uma pessoa

Ficar sozinho no Natal não significa abrir mão de uma ceia saborosa; basta seguir essas dicas e se deliciar na data

14 dez 2023 - 13h00
(atualizado às 21h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Passar a noite de Natal com a família ou os amigos reunidos é o que a maioria das pessoas deseja para o seu fim de ano. Entretanto, diversas razões fazem com que muitos acabem passando a data especial sozinhos em casa.

Um voo perdido, um pneu furado, um esgotamento das passagens… são vários os problemas que podem fazer com que alguém tenha que ficar longe dos seus familiares no período natalino. Assim como há ainda quem prefira dessa forma.

Independente da razão, passar o Natal só não significa ficar sem comemorar ou comer as refeições da data. Afinal, existem formas de preparar um jantar digno das festas de fim de ano para uma pessoa. Veja dicas para isso:

Escolha aves menores

O chester e o peru são aves comuns no Natal brasileiro, ocupando o centro da mesa e servindo como prato principal da refeição. Porém, eles podem ser demais para apenas uma pessoa. Aves menores, como o galeto ou o próprio frango, podem ser boas substituições nesse caso.

Considere uma ceia reduzida

Se você tiver tempo e vontade para isso, uma opção é fazer todos os pratos que faria normalmente na ceia, porém em porções individuais.

Se preferir algo mais simples e fácil, a dica é reduzir a ceia, escolhendo apenas três ou quatro acompanhamentos dos quais mais goste. Arroz (com ou sem passas), batata, farofa, maionese e salpicão podem ser alguns deles.  

Para a sobremesa, opte apenas por uma. Para facilitar, pode ser um panetone, chocotone ou alguma outra que você compra já pronto.

Alimentos de festas de fim de ano que prejudicam a saúde Alimentos de festas de fim de ano que prejudicam a saúde

Pense no delivery

Não há vergonha em pedir a ceia natalina pelo delivery, ainda mais nesse caso. Talvez você não encontre tantas opções individuais nos estabelecimentos, mas uma porção para dois pode ser uma opção e ainda pode sobrar para o dia seguinte.

Opte por pratos que fiquem bons no dia seguinte

Feita em casa ou via delivery, a ceia de Natal costuma ficar pelo menos um pouco maior do que uma refeição normal e acaba sobrando para o almoço do dia seguinte.

É sempre inteligente, então, escolher alimentos que ainda fiquem saborosos quando requentados. Assim, você não precisa ter medo de sobrar ou estragar comida.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade