PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Natal vegano: ideias de pratos para uma ceia sem carne

Quem não come alimentos de origem animal pode se sentir meio excluído na ceia de Natal; confira pratos que vão agradar qualquer vegano!

13 dez 2023 - 17h01
(atualizado em 14/12/2023 às 21h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Os veganos podem aproveitar uma ceia de Natal deliciosa também - Shutterstock
Os veganos podem aproveitar uma ceia de Natal deliciosa também - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Quando começam os planejamentos da ceia de Natal, alguns pratos não podem faltar. O chester ou peru, que são aves mais saborosas; o tender, que é uma espécie de presunto da traseira do porco; e até mesmo o bacalhau, geralmente em alguma receita cremosa, estão entre eles.

Entretanto, todos esses alimentos são proteínas de origem animal. E os veganos e vegetarianos, como ficam? Para um Natal com pessoas que seguem este estilo de alimentação, é necessário fazer certas adaptações.

Ainda bem que hoje em dia não é tão difícil assim fazer isso, existindo várias opções para substituir as carnes clássicas da ceia natalina. Aí é só escolher também acompanhamentos que entrem nessa dieta e tudo certo.

7 pratos para uma ceia saudável de Natal ou Ano Novo 7 pratos para uma ceia saudável de Natal ou Ano Novo

A seguir, a nutricionista Andrea Mosqueira, destrincha mais essas ideias para um Natal vegano e dá dicas de pratos saborosos:

Alternativas para as carnes típicas

Existem várias alternativas possíveis para as principais carnes clássicas das celebrações natalinas, segundo a nutricionista, que é dona do Mr. Lenha.

A primeira delas é o chester vegano, que pode ser feito com proteína de soja, seitan ou cogumelos e lembra muito a forma da ave tradicional. "Assado a longo prazo e com temperos natalinos, a textura e o sabor ficam bem parecidos, e deve agradar até aos carnívoros", diz a especialista.

Outra ideia de Andrea é o tofurky, um assado de tofu com formato similar ao tender, marinado e assado em baixa temperatura. Há ainda o bacalhau de grão-de-bico, que substitui o peixe pela proteína vegetal e, quando cozido de forma certa, replica bastante a textura e o sabor peculiar do bacalhau.

"Uma questão interessante é que essas alternativas vão muito além da preferência do paladar e podem ser uma decisão inteligente para o bolso. O bacalhau, por exemplo, possui um valor bem alto nesta época do ano, enquanto o quilo do grão-de-bico é barato, sendo achado por menos de R$15 reais", completa a nutricionista.

Acompanhamentos veganos e vegetarianos

Muitos pratos veganos saborosos combinam com o Natal e podem ser acompanhamentos diferentes na ceia. A primeira indicação de Andrea nesse sentido seria o risoto de cogumelos e ervas, um prato sofisticado com arroz cremoso, cogumelos frescos (que substituem a proteína animal), e ervas aromáticas.

Outra ideia é um assado de legumes, que com os temperos certos, como alecrim e alho, fica a cara da ceia. Lentilhas com abóbora são uma alternativa bem nutritiva.

"As lentilhas oferecem uma rica camada de nutrientes e proteínas. São uma ótima substituição ao frango, que normalmente está na mesa nesta época do ano", explica a profissional. Para terminar a parte salgada, é bem comum a presença de algum tipo de farofa. Uma sugestão vegana é a farofa de castanhas, ou seja, uma releitura da versão clássica com castanhas, frutas secas, e temperos.

Pensando na sobremesa, uma torta de nozes, feita com ingredientes alternativos (leite de origem vegetal, óleo, fermento, açúcar e claro, nozes) é uma pedida certeira.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade