PUBLICIDADE
AO VIVO
Paris é Delas: Atletas falam sobre longevidade e vaidade no esporte

Inhame faz bem? Confira 7 benefícios para a saúde

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

21 jun 2024 - 11h45
(atualizado às 21h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O inhame é um tubérculo versátil e altamente nutritivo, amplamente utilizado na culinária brasileira. Rico em vitaminas, minerais e fibras, ele oferece uma série de benefícios para a nossa saúde. 

O alimento é fonte de carboidratos, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio e potássio, que são nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo, atuando nas mais diversas funções. 

Para entender a importância do tubérculo na alimentação, consultamos a nutricionista Hellen Suleman, docente dos cursos de alimentação funcional do Senac EAD, que separou benefícios do inhame para a saúde. Confira!

Veja os benefícios do inhame para a saúde

O inhame é um alimento versátil e repleto de nutrientes
O inhame é um alimento versátil e repleto de nutrientes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

1. Diminui o colesterol

Por apresentar baixo índice glicêmico e de gordura, o inhame é um ótimo alimento para auxiliar na redução do colesterol ruim no sangue (LDL). 

2. Melhora a saúde intestinal

O inhame ajuda a manter o equilíbrio no aparelho digestivo em razão das fibras solúveis que regulam o trânsito intestinal. 

3. Aumenta a imunidade 

A vitamina C presente no inhame contribui para diminuição de infecções, como gripes e resfriados, além de promover melhor absorção de ferro. 

4. Evita a pressão alta

A presença de minerais como o potássio atua na regulação da pressão arterial e saúde cardíaca. 

5. Combate a anemia

O inhame ajuda a prevenir e combater a anemia, pois é rico em ferro mineral que participa do processo de transporte de oxigênio no sangue. 

6. Fortalece ossos e dentes

A presença de cálcio e fósforo no tubérculo contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes. 

7. Reduz as cãibras

O inhame auxilia na diminuição da incidência de cãibras por ser rico em magnésio e cálcio, que participam da contração e relaxamento do músculo.

Cuidado ao preparar o tubérculo

O inhame pode ser utilizado em diversas receitas, como saladas, purês, sopas, bolos e tortas, por exemplo. Além disso, pode substituir outros carboidratos, como a batata e o arroz(ideal para pessoas com intolerância a glúten e celíacas). 

No entanto, a resina existente na casca do inhame pode causar irritação na pele. Para evitar a coceira, é só cozinhar o alimento com casca por cerca de 10 minutos em uma panela de pressão antes de descascá-lo. 

Abaixo, confira uma receita com inhame para incluir na sua alimentação. 

Receita de maionese de inhame

Ingredientes

  • 2 inhames cozidos
  • 2 colheres de azeite
  • 1 colher de mostarda
  • 1 dente de alho
  • 1/2 xícara de leite gelado
  • Salsinha a gosto
  • Sal e pimenta

Modo de preparo

Bater os ingredientes e temperos no liquidificador e ir acrescentando o inhame cozido e picado. O molho é excelente para acompanhar saladas de legumes e vegetais.

5 dicas para equilibrar o consumo de proteínas antes e após o treino 5 dicas para equilibrar o consumo de proteínas antes e após o treino

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade