Leve: maçãs carameladas sem açúcar de cana
As maçãs carameladas são preparadas sem utilizar o açúcar de cana
As maçãs carameladas são preparadas sem utilizar o açúcar de cana. A receita aproveita o açúcar natural das frutas - a frutose - a qual se concentra durante cozimento das frutas. As maçãs são cozidas bem devagar a fim de concentrarem o seu açúcar natural. Elas ficam naturalmente douradas ao final de algum tempo no fogo.
A frutose também tem outra vantagem, ela é absorvida lentamente pelo organismo e por isso evita aquela vontade compulsiva de comer doce característica dos doces com açúcar de cana.
Essa mesma receita de maçãs carameladas também pode ser preparada com outras frutas como peras, pêssegos, ou ameixas. Qualquer fruta com bastante caldo pode ser utilizada.
Receita
Porções: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes:
- 2 maçãs de qualquer tipo
- 1 / 4 de colher de chá de canela
- 1 / 4 de colher de chá de sal - uma pitada
- 1 / 4 de colher de chá de sementes de cardamomo - 2 vagens
- Suco de meio limão Taiti
- 1 / 2 xícara de rum para flambar (opcional)
Instruções:
- Corte as maçãs com a casca em fatias bem finas, arrume-as em uma panela pequena, para essa receita eu utilizei uma de ferro fundido. Esprema o suco de limão por cima, espalhe as sementes de cardamomo sem a casquinha das vagens, e polvilhe com o sal e canela. Tampe a panela e cozinhe no fogo médio para baixo.
- As fatias de maçãs vão desmaiar a medida em que cozinham. Vire-as de lado quando estiverem totalmente cozidas e siga cozinhando até começarem a caramelizar. O líquido deve evaporar quase completamente.
- Sirva quente com sorvete ou com queijo cottage sem gordura. E lembre-se de polvilhar um pouco mais de canela em pó por cima.
Notas
Sal em receita doce - lembre-se de polvilhar uma pitada de sal em suas receitas doces, especialmente quando estiver utilizando frutas. O sabor salgado realça os diversos sabores criando um contraste interessante e sofisticado.