PUBLICIDADE

8 peixes para incluir no cardápio durante a Quaresma

A Quaresma aumenta a procura por pescados nos mercados; veja uma lista com diversos peixes saborosos e nutritivos

2 mar 2024 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários

Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, muitos fiéis evitam o consumo de carne vermelha, substituindo-a pelo peixe em sinal de respeito à época.

Veja quais peixes consumir na quaresma
Veja quais peixes consumir na quaresma
Foto: Shutterstock / Alto Astral

No entanto, existe uma variedade de peixes que podem fazer parte da alimentação nesse período. Abaixo, você confere 8 opções saborosas e nutritivas para incluir no cardápio. Confira! 

1. Tilápia

Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. A tilápia possui ferro, magnésio e zinco e pode ser preparada como iscas para petiscos, grelhada ou assada.

2. Salmão

O salmão possui um sabor único, uma carne suculenta e nutritiva. É um alimento rico em ômega-3 e possui quantidades significativas de proteína, vitaminas, ferro e cálcio.

3. Sardinha

Com seu sabor único, a sardinha pode ser um ótimo peixe para complementar sua refeição. Ela é rica em gorduras boas, vitaminas, proteínas e cálcio. 

4. Atum

O atum pode ser encontrado tanto enlatado, quanto fresco em lojas de pescado. Ele pode ser servido cru, desfiado, selado ou assado. O atum é rico em nutrientes e é um ótimo anti-inflamatório.

5. Merluza

A merluza tem um sabor delicado e combina com inúmeros acompanhamentos. Tem uma quantidade considerável de proteínas e pouca gordura. Por ser rica em fósforo, ela também é excelente para a saúde dos dentes e ossos. 

6. Corvina

Esse peixe também tem um bom custo-benefício. Ele tem um nível altíssimo de valor nutricional e embora apresente o cheiro de iodo mais fortes que outros peixes, ele tem um sabor incrível. Pode ser servido em moquecas, frito ou assado.

7. Robalo

Apesar de ser um peixe caro, o robalo é um peixe delicioso e muito versátil. Ele apresenta pouca gordura e é rico em ômega-3, vitaminas e minerais essenciais. 

8. Bacalhau

O bacalhau, na verdade, não é um tipo de peixe, mas sim um processo de salgar e desidratar o peixe. Além de seu sabor único, o bacalhau traz diversos benefícios para a saúde.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade