PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

6 alimentos de baixo índice glicêmico para quem tem diabetes

Pacientes com diabetes precisam de alimentos com baixa carga glicêmica; saiba quais opções se encaixam nesse quesito

14 set 2023 - 11h02
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem vive com a diabetes precisa tomar cuidados diferenciados com a saúde. Isso porque, a doença se caracteriza pela falta e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos no organismo.

Conheça alimentos que você deve incluir no cardápio de quem vive com diabetes - Shutterstock
Conheça alimentos que você deve incluir no cardápio de quem vive com diabetes - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Esse hormônio, produzido pelo pâncreas, tem como função transportar a glicose do sangue para o interior das células, para que o corpo use como fonte de energia. Por isso, é importante manter uma boa qualidade de vida e adotar hábitos saudáveis.

Entre eles, estão a prática de atividades físicas, o uso da insulina (no caso da diabetes tipo 1) e se medicar corretamente. Já com relação à alimentação, diabéticos devem priorizar ingredientes e alimentos com baixo índice glicêmico.

"Os alimentos que possuem menor carga glicêmica são os mais indicados em uma dieta para diabetes pois ajudam no controle da glicose, evitando picos na sua concentração sanguínea", explica o nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos.

Se você quer saber quais são esses alimentos, continue a leitura! Separamos 6 opções para você incluir no seu cardápio semanal.

Aveia

A aveia conta com um tipo de fibra que absorve a glicose antes que o intestino consiga absorver e transportar esse açúcar para o sangue.

Linhaça

Ela oferece fibras e enzimas que ajudam a baixar o nível glicêmico de quem é diabético.

Canela

Com bioativos que ajudam a baixar a glicose sanguínea, a canela também é ideal para quem tem diabetes.

Vinagre de maçã

Ele atua nos receptores que fazem com que a glicemia entre nas células, baixando o nível de açúcar no sangue e diminuindo a resistência à insulina.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, taninos, flavonoides e vitamina E. Tudo isso atua como antioxidantes no organismo, impedindo os danos causados pelos radicais livres. O ingrediente também é fonte de cálcio e magnésio, o que ajuda a prevenir a osteoporose.

Peixes

Além de uma boa fonte de proteína, eles são ricos em ômega 3, uma gordura com ação anti-inflamatória que ajuda a controlar níveis de colesterol e glicemia no sangue. Nesse sentido, o nutricionista indica o consumo de truta, salmão, linguado e cavalinha.

Fora esses, outras gorduras boas, como as proteínas animal e vegetal de alto valor biológico e os carboidratos complexos são ideais para quem tem diabetes.

Fonte: Saúde em Dia

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade