PUBLICIDADE

5 formas diferentes de consumir ovo no dia a dia

O ovo é um alimento com vários benefícios, além de ser um dos ingredientes mais versáteis da cozinha; veja opções para consumir

26 nov 2023 - 16h52
(atualizado em 27/11/2023 às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de polêmico, o ovo é considerado hoje um alimento saudável, desde que seu consumo ocorra sem exageros. Existem muitos estudos que mostram que esse ingrediente é um dos mais completos, trazendo inúmeros benefícios para o organismo.

Ele tem 13 vitaminas e minerais essenciais presentes em sua composição, além de ser uma ótima fonte de proteína, contendo todos os nove aminoácidos essenciais que devemos obter em nossa dieta.

Segundo a zootecnista Rebeca Horn Vasconcelos, alguns preparos específicos com o ovo trazem ainda vantagens individuais. Um ovo grande cozido contém vitaminas A, B5, B12, D, E, K, B6, Folato, Fósforo, Selênio, Cálcio, Zinco, proteína e gorduras saudáveis.

"Os benefícios vão desde fornecer energia ao organismo até favorecer o ganho de massa muscular, melhorar as funções neurológicas, aumentar a imunidade e reduzir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares", explica a profissional da Tijuca Alimentos.

Água com limão emagrece mesmo? 5 mitos da alimentação saudável Água com limão emagrece mesmo? 5 mitos da alimentação saudável

E o melhor é que, justamente pelo fato de o ovo poder ter vários preparos diferentes, ele pode ser incluído no plano alimentar sem te cansar de comer sempre a mesma coisa. A seguir, Rebeca dá algumas dicas para aproveitar ao máximo esse superalimento:

Ovos cozidos

Primeiramente, quem não ama um ovo cozido, né? Ele pode aparecer sozinho como um lanche saudável ou adicionado a saladas para aumentar a quantidade de proteína.

Omeletes

Preparar omelete com ovos e vegetais é uma maneira saborosa de incorporar mais nutrientes à refeição. Além disso, você pode adicionar cogumelos, espinafre, tomate e queijo para um toque extra de sabor.

Ovos mexidos

São rápidos de fazer e podem aparecer com ervas frescas, queijo ou até mesmo pedaços de abacate para uma refeição saudável e satisfatória.

Egg wrap

Para fazer um wrap de ovos, bata-os e despeje a mistura em uma frigideira para criar uma fina camada. Posteriormente, adicione seus recheios favoritos, como legumes e queijo, e enrole como um wrap.

Ovos pochê

Esse não é tão comum no dia a dia, por isso, pode ser uma ótima opção para quando você quiser algo diferente. Ele é uma espécie de ovo cozido com gema mole e costuma ser comido no café da manhã, muitas vezes acompanhado de legumes e, além disso, algumas finas fatias de bacon.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade