PUBLICIDADE

Proteína vegetal: confira quais alimentos incluir no cardápio

Nutricionista revela cinco grandes fontes de proteína vegetal para melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida

5 nov 2023 - 11h01
(atualizado em 6/11/2023 às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A proteína vegetal é parte fundamental de uma dieta equilibrada e saudável. Ela desempenha um papel importante no nosso organismo, auxiliando na manutenção do peso e no fortalecimento muscular.

Além disso, muitas proteínas vegetais são fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, oferecendo benefícios adicionais à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Como o corpo reage ao excesso e à falta de proteína? Como o corpo reage ao excesso e à falta de proteína?

A proteína vegetal é encontrada em leguminosas e cereais, como feijão e brócolis. De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, o ideal é consumir esses alimentos ao menos três vezes por semana.

Abaixo, a especialista destaca 5 alimentos fontes de proteína vegetal para que você possa incluí-los na sua alimentação diária e aproveitar todos seus benefícios. Confira!

Fontes de proteína vegetal

1. Feijão

A mistura de feijão com arroz é um clássico da culinária brasileira, e, de acordo com a especialista, garante todos os aminoácidos essenciais dos quais nosso corpo precisa para funcionar corretamente. 

"Tanto o arroz integral quanto o branco são baixos em lisina, mas ricos em metionina. Os feijões são o oposto. A combinação dos dois permite obter o suficiente de cada um desses. Além disso, fornecem fibras, B-6, vitamina E, fósforo, cálcio, ferro, magnésio e potássio", revela.

2. Grão-de-bico

O grão-de-bico é fonte de proteínas, fibras, vitaminas e pode substituir a carne em diferentes receitas, como o strogonoff. "Ele também fornece triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina (hormônio da felicidade)", explica a nutricionista.

3. Amendoim

O amendoim é rico em ferro, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B e E. Ele vai bem com saladas, petisco e lanches, além de seu formato em pasta. "Neste caso pode ser usada em torradas no café da manhã, no preparo de bolos, cookies e panquecas", aponta Adriana. 

4. Soja

A soja possui proteínas, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas A e C. A profissional conta que a leguminosa possui diferentes variações, incluindo grãos, proteína hidrolisada, assada e in natura.

5. Lentilha

Estudos já apontaram que consumir lentilha regularmente reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, câncer e problemas cardíacos. "Isso se deve ao seu alto conteúdo de compostos vegetais chamados fenóis", pontua a nutricionista. 

Fonte: Sportlife

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade