Posso comer brócolis quando ele fica amarelo? Veja o que os especialistas dizem
Fatores ambientais podem alterar a coloração do brócolis e gerar dúvidas sobre seu consumo seguro
Ao checar a geladeira no fim da semana, é comum encontrar verduras murchas, amareladas ou próximas de estragar, gerando dúvida sobre descartar ou aproveitar em alguma receita. No caso do brócolis, nem sempre a cor indica que está estragado.
Especialistas explicam: é possível consumir o brócolis mesmo quando ele começa a ficar amarelo.
É seguro comer brócolis amarelo?
Todos já passamos por isso e, muitas vezes, nos sentimos culpados por desperdiçar comida. Na tentativa de aproveitar cada pedacinho dos vegetais, surge a dúvida: o brócolis amarelado ainda pode ser consumido?
Segundo os especialistas, a resposta curta é sim. Quando o brócolis muda de cor, isso indica apenas que a clorofila está se degradando, mas não significa que ele esteja impróprio para o consumo.
Não é recomendado consumir brócolis amarelo se a textura estiver aguada, viscosa, pegajosa, se houver cheiro desagradável ou sinais de mofo entre os floretes. Por isso, é fundamental inspecionar o vegetal antes de considerar o consumo.
Por que o brócolis fica amarelo?
Verduras de folhas verdes e vibrantes indicam frescor e, geralmente, o momento ideal para consumo. Mas o que acontece quando elas começam a amarelar sem apresentar textura mole ou cheiro ruim? Fatores ambientais como luz solar, calor e oxigênio provocam a degradação da clorofila, fazendo o brócolis perder o verde intenso.
...
Veja também
Brócolis: benefícios, receitas e como cozinhar
O segredo para cozinhar brócolis congelado sem que ele fique mole
Esse truque de chef ajuda a deixar o brócolis verdinho mesmo depois de cozido