Pela primeira vez na história, a Europa reconhece que uma fruta tem propriedades saudáveis: o kiwi ajuda a evacuar
O kiwi verde obteve a alegação de saúde aprovada pela Comissão Europeia
O kiwi verde é agora, oficial e legalmente, uma fruta cujo consumo fresco traz benefícios à saúde. Aliás, é a única fruta fresca que pode se orgulhar dessa alegação, pelo menos na Europa. Assim, a Comissão Europeia aprovou oficialmente uma alegação de saúde que reconhece o kiwi como um aliado no treinamento para usar o banheiro e no combate à constipação.
Especificamente, a alegação de saúde autorizada reconhece que "o consumo de kiwi verde contribui para o funcionamento normal do intestino, aumentando a frequência dos movimentos intestinais". Esse efeito é baseado na ingestão diária de dois kiwis verdes frescos, que fornecem um mínimo de 200g de polpa por porção.
Leia também: Papaia ou formosa: qual o melhor mamão pra saúde?
Dois kiwis por dia aumentam a frequência intestinal
A autorização foi anunciada pela Comissão em 30 de julho de 2025 e está em vigor 20 dias após sua publicação. Ela altera o Regulamento (CE) n.º 1924/2006 do Parlamento Europeu sobre alegações nutricionais e de saúde em alimentos.
Isto representa um marco na Regulamentação, visto que apenas três alegações de saúde foram aprovadas nos últimos cinco anos, sendo a primeira vez que um produto novo é aprovado. O processo para obter a aprovação dessas alegações é longo e complexo e deve ser apoiado por evidências científicas rigorosas.
...
Veja também
Prisão de ventre: o que é, como tratar e remédios
Poucas pessoas sabem, mas colocar essa fruta no feijão pode ajudar a combater a prisão de ventre