Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Páscoa: qual sua verdadeira origem e significado

A Páscoa é uma das datas mais importantes do cristianismo e tem diversos símbolos importantes.

16 abr 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Páscoa é uma celebração cristã que simboliza a ressurreição de Jesus, com raízes judaicas e pagãs, marcando renovação e renascimento. Suas tradições incluem símbolos como coelhos e ovos, eventos religiosos e pratos típicos como bacalhau e colomba pascal.
Na imagem, coelho e ovos, que são símbolos da Páscoa.
Na imagem, coelho e ovos, que são símbolos da Páscoa.
Foto: Imagem de Helga Kattinger por Pixabay / Flipar

A Páscoa é uma das ocasiões mais importantes do calendário cristão e traz diversos símbolos que remetem a Jesus Cristo. A data também é motivo para a realização de diferentes atividades religiosas, como apresentações teatrais e procissões.

A origem da Páscoa é secular e a celebração tem inspirações do judaísmo e de crenças pagãs. A data em que é celebrada foi definida durante um encontro eclesiástico, no qual também foi criada a Quaresma, outra ocasião com diversos significados que remetem à trajetória de Jesus.

Qual é a origem da Páscoa?

A Páscoa tem origem em diferentes celebrações, religiosas e pagãs, realizadas por povos diversos em uma mesma época. Uma das origens é judaica e remete à libertação do povo hebreu, escravizado no antigo Egito durante anos. 

Esse momento é chamado pelos judeus “pessach”, que significa passagem em hebraico. A referência é a passagem do anjo da morte pelo Egito, que culminou com a libertação dos hebreus e sua travessia para Israel.

No caso da Páscoa cristã, a celebração judaica foi adaptada para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, de acordo com os textos bíblicos, após sua crucificação. Esse momento, de acordo com escritos antigos, teria ocorrido na mesma época da Pessach.

Para cristãos, a ressurreição ocorrida na Páscoa é compreendida como a demonstração de que Jesus era filho de Deus, ao mesmo tempo em que seu sacrifício simboliza a redenção dos pecados da humanidade.

Por fim, povos pagãos celebravam o equinócio de primavera no hemisfério norte, quando havia a passagem do inverno para a primavera, estação do ano mais propícia para o plantio e geração de alimentos. As civilizações cultuavam a deusa Eostern (ou Ostara), que está presente no termo em inglês para a Páscoa, “Easter”.

Nas celebrações pagãs, os coelhos simbolizam a fertilidade representada pela deusa Eostern. Os ovos também simbolizam o surgimento de uma nova vida na natureza, o que também passou a ser relacionado com a nova vida de Jesus após a ressurreição na Páscoa cristã. 

Durante o Concílio de Niceia, em 325 d.C., a Igreja Católica definiu que a data da Páscoa consideraria o equinócio da primavera no hemisfério norte, bem como as fases da Lua. Com isso, a data da Páscoa é móvel e pode mudar todos os anos.

Qual o significado da páscoa?

A Páscoa pode ter origens diferentes para judeus, cristãos e povos pagãos da antiguidade. Porém, seu significado sempre foi relacionado a um momento de celebração a partir de eventos que representam o renascimento e a renovação.

No cristianismo, os sacrifícios, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo são eventos importantes que mostram sua importância para a religião. A Páscoa é um dos últimos dias de celebração, que começa com o Domingo de Ramos, na semana anterior.

Na sequência, durante a chamada Semana Santa, fatos importantes dos últimos momentos de Jesus antes de sua crucificação e ressurreição são lembrados pelos cristãos, por meio de eventos religiosos variados, como peças teatrais da Paixão de Cristo, procissões e missas:

  • Quinta-feira Santa, em que é relembrada a última ceia entre Jesus e os discípulos e quando é realizado o rito do lava-pés;
  • Sexta-feira Santa, que remete à tortura e condenação à morte de Cristo;
  • Sábado de aleluia, dia seguinte à crucificação, quando ocorrem eventos como a malhação de Judas, que simboliza a punição ao traidor de Cristo;
  • Domingo de Páscoa, data que celebra a ressurreição de Jesus.

Também é comum que famílias cristãs e católicas realizem eventos privados durante a Semana Santa, como almoços e momentos para trocas de ovos de Páscoa e presentes. 

Quando a Páscoa é comemorada?

O dia de Páscoa é celebrado entre os meses de março e abril, especificamente entre 22 de março e 25 de abril. Sua comemoração ocorre, de acordo com o Concílio de Niceia, no primeiro domingo depois da lua cheia seguinte ao momento do equinócio da primavera no hemisfério norte (no hemisfério sul, ocorre o equinócio de outono).

Em 2025, o domingo de Páscoa é comemorado no dia 20 de abril. O período é exatamente um mês após o início do equinócio da primavera no hemisfério norte, que ocorreu no dia 20 de março.

Por que é comemorada nesta data?

A Páscoa é celebrada entre março e abril pela ocorrência da transição entre inverno e primavera no hemisfério norte, considerada pela Igreja Católica para definir a data da Páscoa a partir de celebrações de civilizações antigas.

A escolha também influencia a Quaresma e o carnaval, que também possuem datas móveis no calendário

Pratos típicos da Páscoa

Além das tradições religiosas e do significado para cristãos e judeus, a Páscoa também é um momento importante para eventos familiares e com amigos. Nessas ocasiões, são oferecidos pratos típicos que fazem referência a alguns simbolismos da data.

Bacalhau à Brás

O bacalhau é um ingrediente popular da Páscoa, já que é comum para algumas famílias evitarem o consumo de carne vermelha na Semana Santa ou mesmo ao longo da Quaresma.

Para o bacalhau à Brás, é necessário preparar o peixe desfiado, acompanhado de batata palha, cebola frita, ovo mexido, salsa picada, azeitonas e azeite.

Escondidinho de bacalhau

O escondidinho de bacalhau é mais uma opção de receita para o domingo de Páscoa que leva o tradicional peixe. A receita também é uma maneira de variar a apresentação do bacalhau, servido dessalgado e desfiado. 

Colomba pascal

A sobremesa da Páscoa pode ir além dos tradicionais ovos de chocolate, já que a colomba pascal é outro sucesso da ocasião. Ingredientes como avelã, leite condensado e chocolate meio amargo são diferenciais saborosos da receita.

Para saber mais curiosidades sobre datas especiais e preparar pratos únicos e memoráveis para a família e amigos, navegue pelo Degusta!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade