Para não cair de sono depois do almoço, é melhor tirar esses 4 alimentos do cardápio
Melhorar a hidratação e tirar um cochilo breve após a refeição pode ajudar a manter o sono longe
A hora do almoço costuma ser um dos momentos mais deliciosos do dia, mas o sono que vem logo em seguida nem sempre é tão bom assim, especialmente para aqueles que, após a refeição, devem voltar a seus afazeres, como estudo ou trabalho.
Para te ajudar a domar a sonolência neste momento tão inoportuno, o MinhaVida conversou com a nutróloga e gastroenterologista Jennifer Emerick Ramos, que, primeiramente, explicou a razão pela qual sentimos sono depois de almoçar.
"Sentir sonolência após as refeições, especialmente após o almoço, é um fenômeno muito comum, mas não pode ser considerado normal. Isso acontece porque o corpo direciona mais sangue para o sistema digestivo para digerir os alimentos, o que pode diminuir o fluxo sanguíneo para o cérebro, resultando em sensação de cansaço e sono".
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição
Alimentos responsáveis pelo sono depois do almoço
Jennifer Emerick Ramos explica que existem uma série de alimentos que têm ligação direta com o sono que surge após uma refeição. São eles:
1 - Carboidratos refinados
Alimentos ricos em carboidratos refinados, como pão branco, massas, arroz branco, bolos e doces, podem aumentar o nível de insulina rapidamente no sangue, causando, consequentemente, a sonolência.
2 - Alimentos ricos em gordura
Fritura, queijos e carnes gordurosas demandam mais energia para a digestão, assim sendo, também são ingredientes que podem ser responsáveis pela sensação de cansaço.
...
Veja também
Sonolência: o que pode ser, tipos e como lidar
Como deixar seu arroz mais saudável na hora do preparo
Carboidratos: o que são e quais alimentos contêm
Usar essa peça de roupa pra dormir pode te fazer descansar melhor: veja por quê