Muitas pessoas usam esse tempero em leaguminosas, mas quase ninguém sabe para que ele serve
Ele acrescenta muito aroma e também propriedades benéficas
Nós a incluímos no grupo das especiarias, embora ela se enquadre mais na categoria de ervas secas, sem ser também uma planta herbácea. Sempre presente nas despensas de antigamente, o louro é um daqueles ingredientes que consideramos quase básicos, como o sal ou o azeite.
Leia também: 11 alimentos proteicos para consumir de manhã e controlar a fome
Os benefícios das folhas de louro
Na Brasil, as folhas de louro são usadas principalmente em receitas de lentilhas, feijão, e grão-de-bico. É um costume que se repete em outras cozinhas onde reinam as leguminosas cozidas, tanto a mediterrânea como a latino-americana.
Nada acontecerá se você esquecer de comprar a folha de louro, mas você estará perdendo tanto seu delicioso sabor e aroma, quanto suas propriedades saudáveis.
A verdade é que ao aquecê-lo em um líquido, ele libera todo o seu potencial aromático, conferindo à preparação nuances intensas que antes passavam despercebidas, acrescentando complexidade e completando os sabores.
Mas além de ser um tempero aromatizante, o louro é perfeito para cozinhar leguminosas porque tem propriedades digestivas benéficas, graças aos flavonoides que liberam durante o cozimento. Algo que sempre é apreciado ao comer leguminosas, que podem ser indigestas para muitas pessoas devido à quantidade de lectinas e fibras que contêm, e também devido aos ingredientes gordurosos adicionados quando são feitas com embutidos.
...
Veja também
Evite gases ao cozinhar feijão com este truque simples do chef José Ramón Castillo
Descobri que essa erva comum da cozinha ajuda a combater a gripe, reduzir os gases e ainda emagrecer