PUBLICIDADE

Mito ou verdade: manga com leite faz mal?

Essa é uma das combinações mais polêmicas da alimentação, mas será que realmente é perigosa?

1 jul 2022 - 08h56
(atualizado às 10h00)
Ver comentários

Manga com leite, essa sim é uma combinação que dá o que falar há décadas. Principalmente os mais antigos dizem que se você comer manga e tomar leite durante uma mesma refeição pode ter mal estar, vômitos e, até mesmo, vir a falecer. 

Foto: saschanti / iStock

Isso é um mito ou uma verdade?

É um mito! Segundo o nutricionista Gustavo Andretta, essa combinação não faz mal algum para a nossa saúde. Na verdade, a dupla oferece diversas vitaminas e minerais que nosso corpo precisa para se manter saudável.

Apesar disso, ele alerta que há pontos a serem levados em consideração: “as pessoas diagnosticadas com algum nível de sensibilidade ou intolerância à lactose podem apresentar flatulências, desconforto gástrico e até amolecimento das fezes por conta da lactose presente no leite. E o fato da manga ser um alimento com bastante fibra, pode acabar trazendo desconforto gástrico, caso seja consumida em exagero. Portanto, sendo consumidos de maneira equilibrada, não vai apresentar nenhum impacto na sua saúde”.

A origem do mito

Ele surgiu na época do Brasil colonial (1530-1822), quando ainda possuíamos um sistema escravagista. Naquela época o leite era muito caro e raro e a manga era abundante, muito consumida pelos escravos. Assim, os senhores de engenho criaram esse mito para que os escravos não tomassem o leite, por pensar que ele iria fazer mal se consumido junto com uma das frutas mais comuns. 

Essa lenda perdura até os dias de hoje, mas a ciência já provou que está tudo bem, você pode consumir manga com leite tranquilamente, mesmo que seja uma combinação pra lá de estranha. 

 

Redação Degusta
Publicidade
Publicidade