PUBLICIDADE

McDonald’s sucumbiu aos consumidores? A verdadeira história por trás da volta do McFish

Diretor de marketing explica que está sempre atento aos pedidos dos clientes e comemora número da pré-venda

22 jan 2024 - 15h05
(atualizado às 16h08)
Compartilhar
Exibir comentários
McFish volta ao cardápio do McDonald´s após cinco anos
McFish volta ao cardápio do McDonald´s após cinco anos
Foto: Reprodução/Instagram

O anúncio da volta do McFish está dando o que falar! Após cinco anos, o McDonald's volta com o sanduíche para o cardápio no Brasil - em uma edição "muito limitada". Mas o curioso é que a decisão de trazer o sabor filé de peixe como molho tártaro para o menu novamente veio após o apelo de dois fãs do sanduba.

O advogado Fred Sabbag - que também escreve sobre gastronomia - e o diretor de marketing Marcelo Maia se uniram para criar o perfil do Instagram @voltamcfish que tem mais de 17 mil seguidores. Com criatividade e bom humor convenceram os executivos do MC que o público saudoso era grande e merecia essa volta.

"Quando a gente criou o perfil, no primeiro dia ganhamos mil seguidores, o negócio foi muito rápido", conta Fred. Ìnicialmente, ele interagia com o ex-diretor de Marketing do Mc, João Branco.

"Ele sempre recebeu muito bem isso, sempre brincou muito. Depois o Sérgio que é o CMO atual, ele merece todos os agradecimentos porque ele oficializou essa brincadeira. Ele sempre nos recebeu muito bem", diz.

Diretor de marketing do McDonald's no Brasil, Sérgio Eleutério confirma a versão de que a página influenciou bastante nessa decisão.

"Além de apaixonados pelo McDonald´s e o MCFish, o Fred e o Marcelo são pessoas muito legais de conversar.  No McDonald´s a gente está sempre observando o que os consumidores estão falando nas redes sociais, aquelas conversas menores que ficam rolando em vários lugares diferentes, grupos de interesse. A gente vai através dos nossos dados e com todo avanço tecnológico que a gente teve, principalmente nesse último ano,  para entender quais são as oportunidades de negócio que a gente tem".

Sérgio Euletério é diretor de marketing do McDonald´s no Brasil
Sérgio Euletério é diretor de marketing do McDonald´s no Brasil
Foto: Divulgação

No fim do ano passado, Sérgio aviou a Fred e Marcelo sobre o retorno do sanduíche ao cardápio da rede no Brasil. "Ele falou: 'continuem a brincadeira que está legal'. Sempre teve uma relação muito bacana, se a gente passava um pouco da brincadeira, eles falavam", conta Fred, que garante que o negócio é espontâneo e não ganham dinheiro do MC para fazer a propaganda nas redes sociais.

"A gente identificou um potencial, uma vontade, um desejo de um público que não é o apenas do Volta MCFish. Estamos muito próximos dessas comunidades, o volta MCFish é uma delas. É muito legal trabalhar com uma marca que tem gente tão apaixonada, que se autorganiza para montar um movimento desses. A gente consegue identificar a partir disso uma oportunidade maior de negócio", explica o diretor de marketing.

Segundo Eleutério, em apenas três dias de pré-vendas, iniciadas no dia 17/1, já superou 5% das vendas.

"A gente conta muito com esse entendimento que é um potencial maior do que essa comunidade apaixonada e é muito legal para uma marca como o MC que é jovem, estar próxima do consumidor, sempre ouvindo e a gente tem a oportunidade de trazer o MCFish, assim como vários outros lançamentos, mas esse vem com um gostinho, um temperinho especial por ele ser tão icônico", comemora.

Para comparar o sucesso do sanduíche com filé de peixe, Sérgio ressalta que no passado o MC lançou o McCrispy Chicken Legend com o também muito aclamado molho do CBO. "Nos 3 primeiros dias do McFish já vendeu mais do que a primeira semana do Legend lá atrás".

McFish volta ao Brasil também com a versão dupla
McFish volta ao Brasil também com a versão dupla
Foto: Divulgação

O sanduíche volta com a mesma receita, o mesmo pão, molho tártaro especial, peixe empanado e dessa vez com uma fatia inteira de queijo, não só meia fatia como era, graças aos pedidos das redes sociais.

"A receita em si, os elementos são os mesmos, e a gente está fazendo o duplo que também muita gente viaja para fora, tira do foto do McFish de lá", diz Sérgio.

"Ele é realmente muito limitado, a gente não sabe precisar quando ele termina, a gente trouxe uma quantidade adequada ao que acreditamos ser a demanda do grupo", completa.

Os combos médios (sanduíche, McFritas e bebida) saem a partir de R$ 30,90, o McFish, e R$ 35,90, o McFish Duplo. A partir de 30 de janeiro, os clientes que compraram na pré-venda poderão consumir os sanduíches nas lojas. A venda geral começa no dia 6 de fevereiro.

Sérgio destaca que a ideia da venda antecipada é inspirada na forma como os grandes festivais vendem os seu cards. "Como o Rock in Rio. Então a pessoa já passa a ter a experiência, é muito mais do que um sanduíche, é uma relação de amor onde você faz parte desse grupo de pessoas apaixonadas. É uma campanha divertida de ver, muito gostoso. A gente está extremamente contente com a quantidade de comentários positivos e muito próximo do pessoal do volta McFish porque eles têm um carinho enorme pela gente, então é o maior prazer do mundo a gente poder dar atenção".

'Como que congela?'

Os Mcfishers estão tão empolgados com a novidade que já tem gente ansiosa para garantir um estoque do sanduíche, já que a edição é limitada. "Gente, como que congela. Só põe no freezer do jeito que vem? Precisarei comprar vários",  questionou uma fã do produto.

"Tem um post ensinando isso no feed, mas em breve faremos outro desse", respondeu um dos administradores do perfil @voltamcfish.

Procurada por Degusta, a assessoria da lanchonete informa que "todos os sanduíches do cardápio do McDonald's são montados na hora e para consumo imediato".

Além das dicas, o perfil criou postagens criativas, como no fim do ano passado, com uma arte com uma calcinha e uma cueca com estampa do sanduíche e a frase "Volta McFish": "Conta pra gente: qual simpatia você vai fazer para o McFish voltar em 2024?", disseram os criadores na legenda.

Hambúrgueres especiais com sabores que surpreendem Hambúrgueres especiais com sabores que surpreendem

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade