PUBLICIDADE

Jantar em Roma celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil

Chef Antônio Maiolica é um dos chefs responsáveis pelo menu da noite de festa

21 fev 2024 - 18h14
Compartilhar
Exibir comentários

Para festejar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, neste dia 21 de fevereiro, um jantar será celebrado na Embaixada do Brasil em Roma. O jantar, realizado em parceria com a Academia Italiana de Cozinha, tem antipasto e prato principal assinados pelos chefs Antonio Maiolica e Pasquale Mancini; segundo prato e sobremesa ao cargo dos chefs Bruno Rappel e Wagner Porto Almeida.

O chef italiano Antonio Maiolica, jurado da seleção do Paladar
O chef italiano Antonio Maiolica, jurado da seleção do Paladar
Foto: Acervo pessoal/DIVULGAÇÃO / Estadão

O cardápio inclui pratos criados por imigrantes italianos em diversas regiões do Brasil e que fazem parte do repertório gastronômico nacional. Sardella, filé á parmiggiana (criado a partir da receita original italiana, que leva berinjela no lugar da carne), fritada com queijo e salame...

Cada um dos pratos conta uma história que remete à mistura de sabores italianos e brasileiros a partir da imigração. Um das mais peculiares é a que diz respeito ao cappeletti à romanesca. O prato foi criado em São Paulo, nos anos 1950, por Giovanni Bruno, imigrante da região de Campania que, à época, era garçom no Gigetto. Um dia, um cliente da casa descreveu um prato que havia provado em uma viagem por Veneza, Bologna e Roma. Ele se lembrava que o molho combinava natas, presunto cru e cogumelos secos. Quando retornou ao restaurante, algum depois depois, foi surpreendido por uma receita adaptada por Giovanni e batizada de cappelletti à romanesca.

A polenta cozida com água ou leite, servida com salada de radicchio, popularizada pelos imigrantes que começaram a chegar à Serra Gaúcha a partir de 1875, também merece menção no menu da celebração em Roma. Para encerrar os trabalhos da noite festiva, uma sobremesa italo-brasileira: panna cotta de goiaba.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade