PUBLICIDADE

Guia do suco de maçã: conheça os benefícios à saúde e aprenda receitas

A maçã faz bem para a saúde e pode ser uma peça coringa na sua dieta

17 mai 2024 - 16h35
Compartilhar
Exibir comentários

Se você olhar na lista de ingredientes de sucos prontos no mercado, é possível identificar a presença de suco de maçã em diversos rótulos. Isso acontece porque a bebida derivada da maçã tem pectina em sua composição, o que garante um dulçor ao suco sem necessidade de adicionar açúcar. Além disso, o suco de maçã também é composto por água, fibras, vitamina C e potássio.

Suco verde com maçã e abacaxi
Suco verde com maçã e abacaxi
Foto: Edvânia Soares/Divulgação / Estadão

A nutricionista Edvânia Soares, pós-graduada em nutrição clínica esportiva, explica os inúmeros benefícios da bebida e dá dicas de como introduzi-la no dia a dia. Confira!

Quais são os benefícios do suco de maçã?

A maçã é rica em fibras, vitaminas, minerais e tem propriedades antioxidantes devido à quercetina, que auxilia na melhora da circulação e retenção de líquidos e na ação anti-inflamatória do corpo. Ao consumi-la com a casca, há uma maximização dos benefícios da fruta, incluindo uma maior sensação de saciedade.

Entre os muitos benefícios, a maçã também ajuda na prevenção de doenças, como problemas crônicos, cardíacos, circulatórios, diabetes tipo 2 e doenças oncológicas. Quando consumida em forma de suco, há diversos benefícios, como hidratação e energia - por conta do carboidrato.

Pode tomar suco de maçã todos os dias?

Apesar dos muitos benefícios do suco de maçã, diversificar a dieta é sempre a melhor escolha. Desse modo, consumir de 150 a 200 ml de suco por dia não tem problema algum, mas é interessante incluir diferentes tipos de alimentos no dia a dia para ter uma carga nutricional mais rica.

E lembre-se: é importante sempre tomar o suco de maçã junto às refeições, uma vez que os demais alimentos podem controlar a concentração de açúcar no sangue, que pode se elevar ao tomá-lo.

Quem não pode tomar suco de maçã?

O alto teor de açúcar presente no suco de maçã faz com que existam algumas restrições ao seu consumo. No caso de pessoas que têm problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritado, a fibra da maçã e o açúcar levam a um desequilíbrio da microbiota intestinal de forma natural. Para pessoas mais sensíveis, isso pode levar a uma irritação da mucosa.

Outro grupo que deve ter atenção é o de indivíduos diabéticos. Nesse contexto, é preciso monitorar o consumo do suco de maçã também por causa do açúcar natural presente em sua composição.

Suco de maçã na dieta: como fazer diferentes misturas

A melhor forma de inserir o suco de maçã na dieta é como parte de um "suco detox" logo pela manhã. O ideal é misturá-lo com gengibre, folhas escuras, canela e outras frutas para que o consumo do açúcar se equilibre.

Algumas misturas interessantes são com couve - que não altera o sabor do suco e, ao mesmo tempo, tem sua ação anti-inflamatória e antioxidante potencializada - e salsão - que ajuda na melhora da retenção de líquidos, além de cenoura e abobrinha - que também não mudam o sabor, mas agregam na carga nutricional da bebida.

Para te ajudar no dia a dia, a nutricionista dá duas receitas imperdíveis e deliciosas que podem ser feitas tanto com a maçã in natura quanto com o suco de maçã integral.

Suco verde com maçã e abacaxi

Receita fácil e rápida de suco verde, leva apenas cinco ingredientes, entre eles a couve, e é perfeita para os dias de calor.

CONFIRA A RECEITA

Suco de maçã com cenoura e mirtilo

Suco de maçã com cenoura e mirtilo
Suco de maçã com cenoura e mirtilo
Foto: Edvânia Soares/Divulgação / Estadão

Com cenoura, mirtilo, canela e maçã, esta receita de suco é prática, simples e fica pronta rapidinho.

CONFIRA A RECEITA

Qual é o melhor suco de maçã?

TB SAO PAULO SP 03/05/2024 PALADAR - TESTE DE SUCO DE MAÇÃ - Imagens do teste de suco de maçã.. FOTO Taba Benedicto/Estadão
TB SAO PAULO SP 03/05/2024 PALADAR - TESTE DE SUCO DE MAÇÃ - Imagens do teste de suco de maçã.. FOTO Taba Benedicto/Estadão
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

Para acertar em cheio na escolha, é preciso que ele seja 100% suco, sem adição de açúcares, corantes e conservantes artificiais. Quanto ao suco de melhor sabor, cor e aroma, a gente te ajuda! Convidamos um júri de especialistas para provarem doze marcas da versão integral do suco disponíveis no mercado e eleger as três melhores. Confira o ranking completo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade