Evite gases ao cozinhar feijão com este truque simples do chef José Ramón Castillo
Alguns métodos de preparo ajuda a reduzir gases e tornam o feijão mais fácil de digerir
O feijão é um alimento básico em muitas cozinhas, mas seu consumo pode causar desconforto digestivo devido aos gases que provoca. Para quem passa por isso, o chef José Ramón Castillo, conhecido pelo seu enfoque prático na cozinha, compartilha um truque simples para reduzir esses efeitos indesejados.
Entre os conteúdos que publica nas redes sociais, o chef publicou há algum tempo um vídeo que vale a pena revisitar, no qual recomenda um processo de cozimento que começa com o correto molho dos feijões.
Para evitar gases ao consumir feijão, a dica é começar adicionando dois cravos-da-índia aos feijões já deixados de molho em água — usando o dobro da quantidade de água em relação aos feijões — e deixá-los repousar por 24 horas.
Durante o cozimento, adicione sal e uma erva de sua preferência. Isso ajuda a reduzir a produção de gases ao consumir esse tipo de leguminosa.
Cozinhar feijão com certas ervas aromáticas contribui para diminuir os gases por motivos científicos. Entre eles, estão as propriedades carminativas dessas plantas, que auxiliam a reduzir a formação de gases no intestino e facilitam sua eliminação.
Alguns exemplos de ervas com esse efeito são o epazote (muito usado no México), o funcho, o cominho e o louro. Elas ajudam a relaxar os músculos do trato digestivo e diminuem a fermentação intestinal causada pelos oligossacarídeos presentes no feijão.
...
Veja também
Gases (flatulência): sintomas, o que causa e como eliminar
Feijão engorda? Confira os tipos, benefícios e como fazer
Esses são os alimentos que não podem ser cozidos junto com feijão e você não faz ideia