PUBLICIDADE

Conheça o restaurante mais antigo do Brasil

Lamas fica no Rio de Janeiro e foi fundado em 1874

28 nov 2023 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários
Lamas é o restaurante mais antigo do Brasil
Lamas é o restaurante mais antigo do Brasil
Foto: Reprodução

Você sabe onde fica o restaurante mais antigo do Brasil? O historiador e jornalista Thiago Gomide revelou em seu canal do Youtube curiosidades sobre o Lamas. 

Localizado atualmente no Flamengo, na Zona Sul do Rio, ele é de 1874, quando o país ainda era Império, era point de intelectuais, artistas, políticos e escritores. "Foi frequentado por Carmen Miranda, Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Machado de Assis e também pelo diplomata Oswaldo Aranha", contou Gomide.

O Lamas foi inaugurado no Largo do Machado, tinha mercearia na frente e até mesa de sinuca. Mudou-se em 1976 para o Flamengo. "Ficou famoso por não fechar as portas nunca. A turma que estava à noite encontrava a moçada de manhã pra tomar café", completa.

O restaurante funciona atualmente de 12h à meia-noite.  O prato mais tradicional da casa é o filé mignon, servido de várias formas: à milanesa, com fritas, à Oswaldo Aranha, Ao Lamas, com palmito e com arroz à piamontese são apenas algumas das opções.

Filé mignon com batatas e arroz, um dos carros-chefes do Lamas
Filé mignon com batatas e arroz, um dos carros-chefes do Lamas
Foto: Reprodução

O vasto cardápio tem ainda opções de contra-filet, picanha, lombinho,  frango, frutos do mar, saladas e menu executivo. Entre os petiscos servidos esrão: bolinho de bacalhau, pastéis, filé aperitivo, caldinho de feijão, sardinha e escondidos (carne, carne seca, frango e camarão).

Veja curiosidades sobre o vinho mais caro do mundo Veja curiosidades sobre o vinho mais caro do mundo

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade