PUBLICIDADE

Saúde mental: 6 alimentos que combatem a ansiedade

Entenda como alguns ingredientes conseguem agir dentro do organismo e melhorar a qualidade de vida

4 ago 2022 - 13h03
(atualizado às 14h16)
Ver comentários
Dieta da saúde mental
Dieta da saúde mental
Foto: Shutterstock / Sport Life

A dieta da saúde mental, na verdade, é apenas uma expressão figurativa para representar alguns alimentos que conseguem agir dentro do organismo humano e combater sintomas de ansiedade. Sabemos que quando a cabeça não está em sintonia com o restante do corpo, dificilmente as coisas evoluem em nossas vidas. E no esporte não é diferente.

Inclusive, não faz muito tempo, vimos alguns atletas profissionais e consagrados abandonarem competições importantes para resolver questões de saúde mental. O maior exemplo, talvez, seja a ginasta multicampeã Simone Biles, que preferiu não disputar algumas provas das Olimpíadas de Tóquio, para cuidar de seu bem-estar mental.

E não pense que problemas assim atingem apenas grandes estrelas. Qualquer pessoa pode sofrer com questões relacionadas ao bem-estar psicológico e perder rendimento em outras atividades da vida. Por isso, com a ajuda do médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira, separamos alguns alimentos que combatem a ansiedade. Confira a dieta da saúde mental:

Dieta da saúde mental

1 - Cogumelos

Pode ser shitake, champignon, ou qualquer outro tipo de cogumelo comestível. As vantagens são grandes, principalmente as relacionadas aos "benefícios associados ao aminoácido ergotioneína, um antioxidante que pode proteger as células e os tecidos do corpo contra danos relacionados à saúde mental", explica o nutrólogo.

2 - Brócolis

Pode confessar, alguém já mandou você comer brócolis quando era criança. Acredite, por mais que o paladar da época não fosse muito receptivo ao alimento, quem te falava isso queria o seu bem. "O legume fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e tem propriedades antioxidantes", conta Cerqueira.

3 - Couve

Para melhorar a saúde mental, também é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos e o modo de preparo. A vontade de refogar uma couve com alho e servi-la em uma feijoada é tentadora, eu sei. E não há nada de errado nisso. É preciso ter apenas equilíbrio. "A folha ajuda a desintoxicar o organismo, regular o intestino e a saúde dos ossos", diz o especialista.

4 - Espinafre

Quem falava para você comer brócolis, de vez em quando, também recomendava um espinafre? De acordo com Cerqueira é uma boa ideia: "o vegetal é rico em ácidos graxos essenciais, que atuam na formação das células e nos processos metabólicos", afirma.

5 - Escarola

Outra forma de enriquecer a salada com nutrientes funcionais e importantes para a saúde mental é a escarola. "Cheio de fibras, o ingrediente melhora a absorção de nutrientes e possui ação anti-inflamatória", explica o nutrólogo.

6 - Feijão

O amado e popular feijão não podia ficar de fora. "O grão é fonte de selênio, que contribui com a redução do estresse, e vitaminas do complexo B", finaliza Cerqueira.

Fonte: Saúde em Dia

Sport Life
Publicidade
Publicidade